10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Crianças no Teatro tem programação intensa em abril e maio em várias cidades

    Publicado em

    Criado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura e PalcoParaná, o programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, entra em uma semana intensa com atividades em vários municípios do Paraná. 

    Enquanto o público infantil da Região Metropolitana de Curitiba poderá assistir ao espetáculo “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, no Teatro Guairinha, as crianças de Laranjeiras do Sul, União da Vitória e Guarapuava terão contato com o clássico “A Roupa Nova do Rei”, montagem da Cia. Regina Vogue. Além de contemplar os estudantes da rede pública, que são levados ao teatro junto às escolas, o espetáculo Itan e Tal dos dias 15 e 16 (sábado e domingo) será aberto ao público em geral – a bilheteria abre uma hora antes da programação.

    Na próxima semana, volta ao cartaz pelo Crianças no Teatro em Cianorte o espetáculo “Encontro de Gigantes”, da companhia Núcleo Ás de Paus, que estreou em Londrina em março. A trupe propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e assim se identificar no mundo.

    Ainda estão previstas para abril e maio sessões para Antonina, no Litoral, e Oeste do Paraná.  (Veja tabela com a programação completa).

    Leia Também:  Copel tira dúvidas sobre projetos e inscrições do programa de soluções para o setor elétrico

    “O Crianças no Teatro entra em uma fase intensa de apresentações. Tem sido extremamente interessante acompanharmos a experiência desses pequenos espectadores nestas imersões proporcionadas pelo programa”, avalia Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da Secretaria da Cultura. “O bom nível dos espetáculos contribui muito para que esta, que muitas vezes é a primeira experiência no teatro da criança, seja inesquecível”, afirma.

    ITAN E TAL – O espetáculo “Itan e Tal” traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro. 

    A ROUPA NOVA DO REI – O clássico A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen e foi inicialmente publicado em 1837. Certa vez havia um rei, que muito se gabava de sua astúcia e inteligência. Um dia, um malandro forasteiro chega ao seu reino, anunciando ser um renomado alfaiate que percorria o mundo. Apressadamente, o vaidoso rei exige que lhe faça uma nova roupa, jamais vista em canto algum. Enchendo-se de oportunismo, o malandro promete uma roupa mágica que somente as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O falsário então exige todo o tipo de raridades e materiais caros para a confecção do suposto traje mágico, enquanto passa os dias desfrutando do conforto real. Quando finalmente é apresentada a inusitada encomenda, o rei que não queria demonstrar estupidez anuncia um desfile a fim de apresentar aos súditos o novo traje real e testar a inteligência de todos. Uma sincera criança, assustada, faz o rei enxergar que foi enganado e que na na verdade está sem roupa alguma.

    Leia Também:  Fátima Ortiz comemora 50 anos de carreira com mostra e peças no Teatro Zé Maria

    O PROJETO – Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, Crianças no Teatro é inédito nesse formato no Paraná. O projeto, que conta com apoio da Audi Brasil, tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

    Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico.

    Confira a programação:

    taabela

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    PCPR deflagra operação para prender criminosos que se passavam por policiais

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) para cumprir 14 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em homicídios registrados em Curitiba. Os alvos também são investigados por se passarem por policiais durante os crimes. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

    Ao todo, 80 policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. A operação conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e o auxílio de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.

    As ordens judiciais são resultado de uma investigação de alta complexidade, conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025.

    Conforme apurado, os criminosos usavam roupas que simulavam fardamento policial, balaclavas e armamento pesado para praticar os delitos. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.

    Leia Também:  Programa Nota Paraná já destinou mais de R$ 340 milhões a entidades sociais

    “Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter.

    Entre os crimes atribuídos ao grupo, está o duplo homicídio registrado em janeiro de 2022 em um lava-car na Rodovia dos Minérios. Quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas.

    Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos na frente de um supermercado.

    O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA