NOVA AURORA

PARANÁ

Corrida de Rua pelos 60 anos da Sanepar reúne mais de 750 atletas em Pato Branco

Publicado em

Corredores profissionais e amadores movimentaram o município de Pato Branco, no Sudoeste, neste domingo (24). O tempo colaborou para que 755 atletas de várias cidades participassem da segunda etapa do Circuito de Corridas de Rua da Sanepar, evento esportivo que está sendo promovido ao longo deste ano em homenagem às seis décadas da Companhia de Saneamento do Paraná. A corrida e a caminhada partiram da Praça Presidente Vargas, no Centro da cidade, e o percurso foi definido de acordo com a categoria.

O Circuito de Corridas Sanepar 60 Anos dá sequência às fases realizadas no na Operação Verão Maior Paraná 2022/2023 no Litoral. O objetivo é aproximar a Companhia da comunidade de forma a estimular a prática de atividades saudáveis. “É o que a Sanepar faz no dia a dia: leva saúde à população”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile. A próxima etapa será em Toledo, no dia 8 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.corridassanepar.com.br/.

Pessoas com idade entre 4 e 65 anos ou mais podem participar. Na modalidade adulto, as categorias são divididas em feminino e masculino com 5 e 10 Km; nas modalidades corrida kids e caminhada os percursos são de 100, 200 e 400 metros. A premiação é feita para 1º, 2º e 3º lugares em todas as categorias nas modalidades de Corrida de 5 km e Corrida de 10 km (Tempo Líquido). Não há premiação geral, mas todos os participantes recebem medalha.

Leia Também:  No Fórum Nacional de Trigo, Paraná defende uso da ciência e inovação no agronegócio

HOMENAGEM – O circuito de Pato Branco foi o primeiro a premiar participantes com o Troféu Hélio de Paula, entregue exclusivamente a empregados da Sanepar mais bem colocados nas provas de 5 e 10 quilômetros, tanto masculino como feminino. O troféu é uma homenagem da Sanepar a Hélio de Paula, atleta e servidor da Companhia em Foz do Iguaçu, que morreu no mês de agosto, vítima de acidente de trânsito enquanto treinava corrida.

O Circuito de Corridas de Rua é apresentado pela Sanepar, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e Governo Federal e realizado pela AENT Associação Esportiva.

As próximas etapas serão nas seguintes datas e cidades:

08/10 – Toledo

15/10 – Edição Especial Outubro Rosa Curitiba

22/10 – Londrina

29/10 – Maringá

12/11 – Cascavel

19/11 – Guarapuava

03/12 – Ponta Grossa

10/12 – Umuarama

17/12 – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado vai intensificar ações para abertura de mais vagas afirmativas no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  No Show Rural, IDR-PR vai orientar sobre aplicação de dejetos de criação nas lavouras

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA