NOVA AURORA

PARANÁ

Corrida da Sanepar 2025 começa com prova em Guaratuba, dia 19 de janeiro

Publicado em

A primeira Corrida Sanepar 2025 está agendada para a cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná, no dia 19 de janeiro, com provas de 5 e 10 km, nas categorias feminina e masculina. Os atletas que chegarem em 1º, 2º e 3º lugares, nestas categorias receberão premiação.

Pais que queiram correr com seus filhos podem fazer inscrição na categoria “kids”, que tem percurso de 1 km, com largada única e dá medalhas personalizadas aos participantes ao final da prova, sem premiação com troféus.

Em Guaratuba, a largada dos atletas inscritos nos 5km e nos 10km será às 7 horas, e “kids” a partir das 8h30 na Avenida Atlântica, 1.155. As inscrições para todas as provas deste ano já estão abertas pelo site: https://www.corridassanepar.com.br

EXEMPLO – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que esta é uma das atividades mais relevantes em termos de conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde física e mental, com a prática esportiva e a hidratação com água tratada.

Leia Também:  Polícia Militar apreende cerca de 850kg de maconha em área rural no Oeste do Estado

“É uma iniciativa que está ligada aos valores e princípios da Companhia e que nos aproxima da comunidade, inclusive promovendo bons exemplos na convivência familiar, com a categoria ‘kids’, em que pais, mães e filhos podem praticar a corrida lado a lado, num momento feliz que certamente ficará na memória da família”, diz.

Segundo ele, com o sucesso das edições anteriores, que contaram com a participação de mais de 15 mil corredores, este projeto se consolida como um dos maiores eventos esportivos do Paraná. O projeto de Corridas Sanepar 2025 é uma iniciativa da Sanepar e ocorre com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério dos Esportes, sendo realizado pela Associação Esportiva (AENT).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Guarda-vidas estão preparados para atender banhistas com ferimentos de águas-vivas e caravelas

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registra aumento de mais de 900% nos casos de queimaduras por águas-vivas e caravelas no litoral do estado e reforça orientações a banhistas. O dado refere-se ao período de 14 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

De acordo com a capitã Tamires Pereira, não há como prevenir a presença de águas-vivas e caravelas, pois esses animais estão em seu ambiente natural. “Os cuidados que podemos adotar são minimizar a área de contato, utilizando roupas de proteção como lycra de manga comprida e calções, além de evitar o banho de mar para crianças, idosos e pessoas alérgicas em momentos de maior incidência”, orienta a capitã.

A diferença entre águas-vivas e caravelas é perceptível tanto pelo aspecto visual quanto pelo tipo de lesão. As águas-vivas são transparentes e difíceis de serem vistas, enquanto as caravelas flutuam na superfície e apresentam formato semelhante a pequenos balões. Enquanto as queimaduras das águas-vivas são leves e deixam marcas arredondadas, as caravelas provocam lesões mais intensas em forma de filamentos. Identificar o causador do acidente ajuda no atendimento inicial.

Leia Também:  Obras no cais do Porto de Paranaguá aumentam segurança e eficiência das operações

Em casos de queimaduras, deve-se sair imediatamente do mar, evitar coçar a área afetada e lavar abundantemente com água salgada. A orientação é procurar o posto de guarda-vidas mais próximo, onde os profissionais estão preparados para aplicar vinagre no local da queimadura, aliviando o desconforto.

Com postos distribuídos ao longo do litoral, o Corpo de Bombeiros está equipado para prestar o suporte necessário e encaminhar os casos mais críticos aos hospitais. “Esse atendimento inicial pode prevenir complicações e garantir que a vítima aproveite o restante do dia com segurança”, destaca a capitã Tamires.

Para os casos mais graves, em que a vítima apresenta sintomas como náuseas, dor de cabeça ou dificuldade respiratória, é essencial buscar atendimento médico.

POSTOS – O Litoral do Estado teve aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atuará na região distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

Leia Também:  Com apoio do IDR-Paraná, Smart Farm de Londrina reuniu inovações digitais do agronegócio

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA