NOVA AURORA

PARANÁ

Corpo de Bombeiros promove capacitação sobre técnicas de combate a incêndios

Publicado em

Após três dias de atividades, foi encerrado nesta quinta-feira (6) o 1º Credenciamento Estadual em Segurança contra Incêndios – 2024, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento teve como meta atualizar o efetivo sobre técnicas, legislação e tecnologias adotadas nessa área dentro da Corporação. Realizado no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o encontro contou com cerca de 150 bombeiros militares de todo o Estado.

“Esse evento é muito importante porque capacita os bombeiros. Teremos uma forma muito mais técnica de agir, com a padronização das nossas vistorias e análise dos projetos. E isso vem para melhorar os atendimentos à população”, declarou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

Um dos principais objetivos do CBMPR nessa área é unir agilidade e precisão nas vistorias e análises de projetos em relação aos riscos de incêndio. Na abertura do evento, ocorreu a entrega de 50 computadores de alta capacidade que foram distribuídos aos Comandos Regionais de Bombeiro Militar (CRBMs). Eles serão usados, juntamente com tablets, para permitir o trabalho digital nas vistorias e análise de projetos, reduzindo o tempo de resposta para cada solicitação.

“Vamos fazer com que as coisas deixem de ser somente no papel, começando a fazer as análises virtuais. Mas isso com certeza não vai parar por aqui. Só vamos aumentar essa prestação de serviço, porque é o que a sociedade espera do novo Corpo de Bombeiros”, acrescentou o coronel.

Leia Também:  Polícia Civil confecciona 411 carteiras de identidade na PCPR na Comunidade em Colombo

PROJETOS – Um dos destaques do encontro foi a apresentação de dois manuais: o Manual Técnico do Vistoriador e Fiscalizador e o Manual Técnico do Analista de Projetos. “Isso consolida um estudo aprofundado realizado na área, culminando na entrega dos manuais para nossos agentes de fiscalização. Traz mais agilidade para o Corpo de Bombeiros e uma aplicação mais justa e equânime das normas para a população”, comentou o diretor do Departamento de Atividades Técnicas (DAT), coronel Adriano Barbosa.

Segundo ele, ambas as publicações servem como cartilhas, com orientações padronizadas que devem ser consultadas pelos bombeiros militares nessas atividades, incluindo ambiente de trabalho, formas de produção de documentos, viaturas e materiais de apoio à fiscalização. “Às vezes, no processo fiscalizatório, a interpretação de divergências pode trazer uma diferença da aplicação da norma. A gente visa, assim, uma convergência de entendimentos. Esses manuais irão nortear os nossos agentes de agora para frente”, complementou.

O evento também tratou de outras tecnologias. Uma das primeiras palestras do encontro foi sobre o uso da ferramenta BIM (Building Information Modeling), que permite construção de modelos de construção em 3D e a consequente análise de riscos de modo virtual e ágil.

A implantação do Protege Fácil, novo sistema em desenvolvimento pela Celepar, foi outro tema abordado. Esse projeto digital, sendo adotado aos poucos, quando completo, vai abrigar todo o gerenciamento do sistema de vistorias e análises de projetos do CBMPR. 

Leia Também:  Governador nomeia Fabio Luis Franco para o Tribunal de Justiça do Paraná

“Pelo esforço do Paraná em fazer com que a abertura da empresa seja mais ágil, o destaque do evento foi o Protege Fácil. A apresentação do projeto foi importante para que todos entendam a concepção, onde está, e para onde ele se direciona, que é justamente para um serviço de excelência ao nosso usuário final”, opinou Barbosa.

O terceiro sargento Erickson Carlos Vicente, do 6º Grupamento de Bombeiros, que tem sede em São José dos Pinhais, disse que o evento contribui para o aprimoramento da atividade, que mescla segurança, com ser um agente facilitador para as empresas e para a atividade econômica. “Tem muita normativa nova, tem sistema novo, então para que a gente possa servir melhor o contribuinte, a gente tem que estar se atualizando”, afirmou.

Outro bombeiro presente foi o soldado Andre Yassuhiro Nagata, de Morretes. Em sua opinião, o evento foi importante pela disseminação de informações atualizadas e pela resposta a dúvidas sobre o tema, permitindo no dia a dia um trabalho mais ágil. Ele também vê a adoção de tecnologias em troca da papelada tradicional como um grande avanço. “Pelo que foi visto aqui, futuramente teremos a produção de novos softwares, aplicativos, que farão com que a gente tenha um serviço ainda mais efetivo”, comentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Aluna da rede estadual escreve livro sobre bullying e dá voz à batalha silenciosa de inúmeros estudantes

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Polícia Civil forma sete alunos no curso de operações aéreas de segurança pública

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA