NOVA AURORA

PARANÁ

Copel tira dúvidas sobre projetos e inscrições do programa de soluções para o setor elétrico

Publicado em

Startups com interesse em desenvolver soluções para o setor elétrico são convidadas a participar de um evento online sobre a nova jornada do programa de inovação aberta Copel Volt. O encontro está marcado para o próximo dia 30, às 15h, com opções em inglês e português. Para participar, basta inscrever-se por meio do formulário no idioma escolhido. Após o evento, as startups que ainda não tenham submetido sua inscrição à seleção do programa terão ainda três semanas para elaboração e envio de sua proposta de solução para os desafios lançados pela Copel.

Os participantes poderão interagir e tirar dúvidas a respeito do modelo de subsídio oferecido e dos cinco desafios, ligados à transição energética e aos pilares ESG: hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; eletromobilidade e smart cities; relacionamento com clientes e soluções em serviços; gestão de ativos e instalações; e digitalização e melhorias em gestão de processos.

Leia Também:  Teatro Guaíra recebe espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música

A proposta da Copel é que até cinco startups selecionadas desenvolvam sua prova de conceito em parceria com a empresa, com financiamento global sem equity. O investimento total é de até R$ 1,8 milhão. A participação será exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional, nas fases Seed, Série A e Série B.

A live de quarta-feira (30) será conduzida pelo gerente do Departamento de Inovação da Diretoria de Negócio da Copel, Osvaldo Garcia, e por Guilherme Linares, gerente de projetos da consultora Beta-i, responsável pela prospecção e acompanhamento das startups durante as etapas do programa.

INOVAÇÃO NA COPEL – A Copel acompanha o movimento que vem intensificando as relações com partes interessadas que possam contribuir com o desenvolvimento de inovação no cenário nacional e internacional, o que garantiu recentemente à empresa o reconhecimento pelo ranking TOP Open Corps entre as dez empresas de energia elétrica e renovável que mais incentivam startups no Brasil.

Leia Também:  Com apoio da Administração de Nova Aurora 15º Cavalgada do Trabalhador no distrito do Marajó foi sucesso

Em 2019, a Companhia estruturou uma primeira iniciativa para estabelecer parcerias por meio de inovação aberta, chamada de Copel , que promoveu a incubação de soluções inovadoras para o setor elétrico trazidas por estudantes e empreendedores. Em 2021, a primeira edição do Copel Volt teve 215 inscrições de startups do mundo todo, e cinco empresas puderam testar seus projetos na prática. A nova jornada aberta este ano terá continuidade ao longo do primeiro semestre de 2023.

Serviço:

“Live tira-dúvidas” da Nova Jornada Copel Volt

Inscrições em português e com tradução simultânea em inglês

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  UEPG recepciona cientista ucraniana por meio do programa de acolhida do Estado

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Paraná tem mais dois municípios selecionados para programa voltado ao turismo inteligente

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA