NOVA AURORA

PARANÁ

Copel firma protocolo com a Prefeitura de Curitiba para ampliar hortas comunitárias

Publicado em

A Copel deu mais um passo importante em sua agenda de sustentabilidade ao formalizar, durante o Smart City Expo Curitiba 2025, um protocolo de intenções com a Prefeitura de Curitiba. A parceria, estabelecida por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), vai ampliar a utilização de áreas embaixo das linhas de transmissão da Companhia para fazer hortas comunitárias e, assim, promover segurança alimentar e inclusão socioprodutiva na capital paranaense. 

O protocolo fortalece o programa Cultivar Energia. Desenvolvida pela Copel desde 2013, a iniciativa transforma áreas ociosas embaixo das linhas de transmissão em hortas comunitárias, garantindo produção de alimentos saudáveis e promovendo o uso adequado dos espaços urbanos. O Cultivar Energia conta atualmente com sete hortas comunitárias em Curitiba e abrange outros dez municípios paranaenses. Com a assinatura do protocolo, a quantidade de hortas será ampliada na Capital. 

AÇÕES PREVISTAS – O acordo prevê, dentre diversas ações, a ampliação do acesso da população a alimentos de qualidade, o fomento da inclusão social e a consequente redução da pobreza, o manejo seguro de espécies vegetais embaixo das linhas de transmissão de energia elétrica, o combate a depósitos irregulares de resíduos e o respeito às regras de planejamento urbano.  

Leia Também:  Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, celebrou a assinatura do documento e reforçou a importância da parceria com a Copel. “A sustentabilidade e a segurança alimentar são pilares fundamentais para uma cidade inteligente. Essa colaboração fortalece a resiliência da nossa população e melhora a qualidade de vida de quem mais precisa”, avaliou. 

A superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, Luísa Nastari, ressaltou que a colaboração com o poder público é essencial para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis. “Essa parceria reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e ambiental, garantindo um futuro melhor para a população”, afirmou. 

SOLUÇÃO INTELIGENTE – Atualmente, além de Curitiba, o programa Hortas Comunitárias já está implantado em Londrina, Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Ponta Grossa, Siqueira Campos, Umuarama e São José dos Pinhais. 

De acordo com Luísa Nastari, o programa Cultivar Energia surgiu justamente para achar uma solução inteligente e inovadora para o espaço urbano, permitindo que as pessoas passem a ocupar as áreas debaixo das linhas de transmissão de forma mais adequada. “Hoje, o programa Cultivar Energia atende 657 famílias, que contam com a segurança alimentar”, destacou Luísa. 

Leia Também:  Votação para a escolha do mascote da Ponte de Guaratuba está aberta até o dia 22

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Licitação para concluir vias marginais da PRC-466, em Pitanga, atrai oito participantes

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA