NOVA AURORA

PARANÁ

Copel e prefeituras da região Noroeste alinham ações conjuntas para poda de árvores

Publicado em

A Copel e municípios do Noroeste paranaense farão ações conjuntas de podas de árvores que, em contato com a rede elétrica, causam oscilações e desligamentos de energia.

A iniciativa foi definida nesta terça-feira (18) pela diretora de Operação e Manutenção da Copel Distribuição, Karine Matsunaga Lopes Torres, em reunião de trabalho na sede da companhia, com prefeitos de 12 cidades da região. Acompanharam as autoridades municipais na reunião o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e o deputado estadual Soldado Adriano José.

A companhia estima que 40% das interrupções de energia são causadas pela vegetação. “Há a necessidade de reforçar o manejo arbóreo. É uma responsabilidade compartilhada. O caminho é montar um cronograma para fazer mutirões de trabalhos conjuntos para eliminarmos o maior causador do desligamento”, observou Karine.

“Muitas das reclamações que recebemos são das ‘piscadas’ de luz. São desligamentos momentâneos de quando um galho toca a rede elétrica, que retorna automaticamente. A energia retorna graças à automatização da rede, caso contrário desligaria”, explicou a diretora da Copel.

No encontro, os prefeitos apresentaram demandas dos municípios pelos serviços da companhia e citaram ocorrências de oscilações e quedas de energia. “Há a questão dos picos de energia e saber de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas áreas urbanas e rurais”, pontuou o prefeito de Mirador e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Fabiano Marcos da Silva Travain. A entidade irá auxiliar os municípios filiados na organização do cronograma dos serviços de poda.

Leia Também:  Sanepar pode ter 2ª planta do mundo de hidrogênio renovável em parceria com empresa alemã

O prefeito de Loanda, Zé Maria, também reforçou o pedido de retirada de vegetação junto às linhas de energia. “A Copel tem que limpar as redes, retirar árvores embaixo de redes de energia. Não temos dúvidas da qualidade que é a Copel. Melhorou cada vez mais a qualidade do serviço que a gente conhece”, salientou.

INVESTIMENTOS – Para a Noroeste do Paraná, a Copel tem investimentos de R$ 461,3 milhões previstos para este ano, em obras de Alta Tensão e Média Tensão para a melhoria da distribuição de energia. Seis novas subestações serão implantadas nos municípios de Cianorte, Campo Mourão, Santa Mônica, Brasilândia do Sul, Nova Londrina e São Pedro do Paraná, com investimentos que somam R$ 187 milhões.

Na área de abrangência dos 28 municípios representados pela Amunpar, também estão planejadas a ampliação da Subestação de Querência do Norte, 34,5 kV; a implantação de redes de alta tensão entre Loanda e Nova Londrina (que atende a Porto Rico); entre Graciosa e Amaporã, antiga rede Indenil (34,5kV); a transferência automática de energia entre Querência do Norte e o distrito de Santa Esmeralda; a implantação de segunda fonte de energia para Porto Brasílio (Querência do Norte); a conclusão do alimentador Montoya 13,8 kV (Paranavaí), do alimentador Alto Paraná, 34,5 kV (Paranacity e São João do Caiuá); a conclusão de interligações iniciadas do Paraná Trifásico; e de novos transformadores, já implantados, nos balneários de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Querência do Norte, além de novos religadores de energia na região.

Leia Também:  Projeto da Unicentro incentiva uso de plantas medicinais para gerar renda a agricultoras

SETOR PÚBLICO – Como parte da reestruturação da Companhia, a Copel criou no início deste ano uma área dedicada ao atendimento do setor público, com foco nas demandas de municípios de todo o Estado. Uma ação já combinada na reunião será a de reforço nos canais de contato digitais e do atendimento por equipes locais.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião na Copel os prefeitos de Diamante do Norte, Eliel Corrêa; de Amaporã, Marcos Marin; de Nova Aliança do Ivaí, Licinho; de Santa Isabel do Ivaí, João da Nina; de Santa Cruz de Monte Castelo, Willian Cezar Viega; de São João do Caiuá, Dr. Stefan Pauka; de Nova Londrina, Otávio (Vico) Henrique Grendene Bono; de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes; de Tamboara, Giovane Monteiro da Silva e de Itaúna do Sul, Gilson Construtor. Da equipe da Copel estiveram presentes o superintendente de Operações, Gustavo Theodor Carvalho; o superintendente de Construção e Manutenção, Paulo Valadão; o superintendente de Operações de Campo, Marcos André Bassetto, e o gerente de divisão de Setor Público da Diretoria Comercial da Copel, Diogo Mantovani.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Projeto da Unicentro incentiva uso de plantas medicinais para gerar renda a agricultoras

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Universidade Estadual de Ponta Grossa aprova novos cursos de Psicologia e Arquitetura

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA