NOVA AURORA

PARANÁ

Consulta pública sobre Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação encerra nesta sexta

Publicado em

A consulta pública aberta para receber contribuições do cidadão paranaense sobre a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Pecti) fica aberta até a próxima sexta-feira (8). O levantamento de informações irá originar um documento norteador para o desenvolvimento de ações, criação de programas e projetos do Estado nos próximos anos. Para colaborar basta acessar a página da consulta pública Pecti e preencher o formulário.

O Governo do Paraná, por meio das secretariais estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está definindo as diretrizes que irão orientar a política pública. O objetivo é produzir um documento colaborativo e acessível que servirá de guia para ações do Estado nas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

O secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, destaca que a política pública é um importante instrumento de gestão pública. “Toda ideia é sempre um importante instrumento de gestão. Por isso para construí-la é fundamental que sejam ouvidos os representantes de todos os seguimentos envolvidos com o tema”, disse

Leia Também:  Mais de 12 mil vagas de emprego estão disponíveis nas Agências do Trabalhador do Paraná

“Nós estamos construindo um material de muita qualidade e amplitude, querendo ouvir e entender o que a população paranaense deseja e espera a partir da ciência e a tecnologia, que promova o desenvolvimento do Estado em todas as suas regiões”, completou Bona.

A proposta irá alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Além dos ODS, a Política tem como meta fortalecer os ambientes de negócios e promover o desenvolvimento social inclusivo.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, destaca a ampla participação popular em todas regiões do Estado para construção da Pecti. “Estamos entusiasmados com o engajamento e o interesse demonstrado pelos cidadãos paranaenses. Cada contribuição, seja relacionada à pesquisa científica, inovação, empreendedorismo ou outros temas, é fundamental para moldarmos uma política robusta e alinhada com as necessidades do Paraná”, afirmou.

CONSULTA PÚBLICA – O procedimento de realizar a consulta pública iniciou no dia 16 de outubro, e conta com mais de 350 colaborações de cidadãos ligados a diversos setores. O formulário está dividido em 12 eixos. Entre os temas estão a pesquisa científica, infraestrutura, inovação, empreendedorismo, transformação digital, fomento à cultura, internacionalização de negócios, integração entre setor acadêmico e empresarial, incentivos para cursos e formação, entre outros espaços para a contribuição do cidadão.

Leia Também:  Como Assaí, no interior do Paraná, virou referência global de inovação

Depois de encerrado o prazo, as contribuições serão consolidadas e organizadas em um documento, que será apresentado na primeira reunião de 2024 do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT), para discussão e aprovação. Desde 2021, o Paraná tem implementado medidas para fortalecer a pesquisa científica e tecnológica e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, por meio do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA