10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Conservação de rodovia entre Campo Mourão e Peabiru beneficia 100 mil moradores

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    O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou serviços de manutenção na rodovia PRC-158, do perímetro urbano de Peabiru até metade do anel viário de Campo Mourão, na região Centro-Oeste. O trecho tem extensão de 22,46 quilômetros, incluindo pistas simples e duplas. Mais de 100 mil habitantes são beneficiados, além do tráfego de longa distância.

    A rodovia é um importante corredor logístico para transporte de cargas pesadas, além de integrar a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste com o Oeste e Sudoeste do Estado.

    “A manutenção do trecho vai beneficiar os habitantes dos dois municípios, mas também os usuários que viajam das regiões de Londrina e Maringá para Cascavel e Foz do Iguaçu. Com o fim dos pedágios, o governo estadual assumiu a responsabilidade e vamos manter o Anel de Integração seguro”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

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    Foram executados no trecho remendos superficiais, operação tapa-buracos, roçada manual, limpeza de sarjeta e de saída d’água e manutenção de placas de sinalização. Outras melhorias ainda estão previstas para a rodovia nos próximos meses.

    Os serviços fazem parte do lote 4 do programa Integra Paraná, que conta investimento de R$ 20 milhões para manutenção e conservação das rodovias estaduais entre as regiões Norte, Noroeste e Centro-Oeste

    O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, detalha os outros trechos que foram executados recentemente. “No lote 4 já atendemos a PR-317, entre Peabiru e Maringá, a PR-897 no Contorno de Marialva, e a PR-444, entre Mandaguari e o Rio dos Dourados. Somente neste edital, são mais de 200 quilômetros de serviços garantidos, com obras constantes do DER do Paraná”, afirma.

    INTEGRA PARANÁ – O programa foi criado pelo governo estadual, por meio do DER/PR, para atender as rodovias estaduais do antigo Anel de Integração após o fim das concessões, enquanto o novo programa de pedágios está em elaboração em conjunto com o governo federal.

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    Ao todo, o investimento no Integra Paraná é R$ 93,49 milhões e contempla 964,52 quilômetros em todo o Estado, com contratos garantidos, pelo menos, até o fim de 2023.

    Fonte: Governo do Paraná

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    Colégio de Ibaiti une inovação, moeda digital e sustentabilidade em projeto de reciclagem

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    O Colégio Estadual Aldo Dallago, em Ibaiti, no Norte Pioneiro, encontrou uma maneira de aliar a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao estímulo à inovação, além de envolver toda a comunidade escolar: o projeto “Movimento CEAD Recicla”.

    O projeto foi uma ideia da professora Erika Gelinski e tinha como proposta que os alunos se organizassem para encontrar uma solução para o descarte inadequado de resíduos no ambiente escolar e em suas imediações, especialmente tampas e garrafas plásticas.

    “Os alunos se encarregaram da divulgação de uma campanha sobre a arrecadação de garrafas PET, realizaram pesquisa sobre reciclagem e fizeram a conscientização da comunidade escolar”, conta.

    Nessa primeira etapa do projeto, as tampas e garrafas arrecadadas eram destinadas a uma ONG de Curitiba. Como forma de incentivo, a turma que mais arrecadasse seria premiada com uma pizza ao fim do semestre.

    Entretanto, ainda em 2024, a ONG deixou de coletar material reciclável. Isso fez com que o próprio colégio assumisse a atividade, que ficou a cargo do Clube de Ciências, implementado em agosto do mesmo ano. Os alunos do clube, então, idealizaram uma forma de otimizar o processo de coleta. Sob a supervisão do professor de Robótica, Matheus Vigilato de Morais, eles projetaram e construíram uma máquina para a contagem automática das garrafas.

    Utilizando uma placa Arduino e componentes desenvolvidos pelos próprios alunos, a máquina registra a coleta em um banco de dados e exibe, em um monitor fixado na parte frontal, a quantidade arrecadada por turma. “O processo é muito simples e foi desenvolvido para criar uma interação com a máquina o mais fácil, divertida, dinâmica e gamificada possível”, explica Matheus.

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    No mesmo ano, o dispositivo foi apresentado na feira de inovação do Norte Pioneiro do Estado – a GeniusCom, que acontece anualmente na cidade de Jacarezinho – conquistando o 2º lugar na categoria NP Maker Senior.

    “A proposta dos Clubes de Ciência é justamente aproximar os alunos da produção científica, estimulando a busca por soluções inovadoras com o desenvolvimento de tecnologias que impactem o seu cotidiano”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda. “São 200 clubes no Paraná, que beneficiam 6 mil estudantes”.

    Com a arrecadação, surgiu a necessidade de se dar uma destinação ao material coletado. Assim, os alunos também desenvolveram um processo para a transformação das garrafas PET em filamentos para uso em impressoras 3D.

    “Com isso transformamos vários quilos de plástico que poderiam ser descartados de forma incorreta em novos produtos”, avalia Matheus. Utilizando a impressora 3D, cedida por ele à escola, são criados objetos para uso dos próprios alunos, como porta-mochilas e componentes para as aulas de robótica, por exemplo.

    “O projeto impacta positivamente o ambiente escolar, porque demonstra na prática as ações realizadas, além de instigar a participação dos demais alunos no desenvolvimento de novos projetos”, destaca o diretor Flávio Batista dos Santos.

    MOEDA PEDAGÓGICA – Para continuar estimulando a arrecadação do material reciclável, a equipe do Aldo Dallago apostou em outro incentivo: ao invés da pizza semestral, as turmas passaram a receber pelas garrafas coletadas uma moeda pedagógica digital, fruto de outro projeto da escola, o CEAD$. Mensalmente, para a turma que mais arrecada garrafas, são distribuídas cinco moedas para cada aluno.

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    O projeto CEAD$ foi inicialmente desenvolvido como uma estratégia para estimular os alunos a terem uma participação ativa nas aulas, melhorar a frequência e conscientizar sobre o ambiente escolar.

    A ideia foi concebida pelas professoras Erika e Selma Ramalho, com ajuda do professor Matheus, e consiste na distribuição semanal das moedas pedagógicas aos alunos como forma de premiação, considerando frequência, desempenho nos recursos educacionais digitais e rendimento diário.

    Elas podem ser utilizadas para a aquisição de itens, como material escolar, uniformes, brinquedos e alimentos, que estão disponíveis na loja virtual da escola, onde os alunos também verificam seu saldo e compras anteriores.

    “É um meio de incentivar os alunos a estudar mais, a se comportar nas aulas, a não faltar. Hoje em dia eu estou mais focado nos estudos”, diz o aluno Ryan Carlos dos Santos Reis, que está no 9º ano do Ensino Fundamental e tem feito bom uso das moedas arrecadadas. “Há pouco tempo eu comprei uma camiseta do uniforme”. Os itens comprados são entregues às quintas-feiras nas salas de aula.

    “A equipe gestora abraçou a causa, auxiliando na implementação, promovendo a loja entre os responsáveis e contribuindo com doações para torná-la ainda mais atrativa”, conta Erika. A iniciativa também recebe apoio da comunidade escolar na arrecadação de brindes.

    Segundo ela, o projeto comprova que a colaboração e o trabalho em equipe podem transformar o ambiente educacional, tornando a experiência escolar mais envolvente e significativa para todos.

    Fonte: Governo PR

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