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Conquista do Paraná: 1ª Ouvidoria do Brasil completa 34 anos bem consolidada

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A Ouvidoria do Estado completa neste sábado (15) 34 anos de existência e registra aumento de quase 10% na participação social, em janeiro e fevereiro, comparados com o mesmo período do ano passado. O serviço, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), é a ponte entre a população e a administração estadual, para o aprimoramento de serviços e políticas públicas.

O ano de 2025 foi o que acumulou mais elogios nos dois primeiros meses, 14,5% a mais que no ano passado. No mesmo período, as solicitações de informações foram as demandas mais recebidas e responderam por 38% das manifestações dos paranaenses. A Ouvidoria também recebe sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação.

O Paraná foi o primeiro Estado a instituir o serviço de ouvidoria por meio do Decreto 22/1991, que nomeou o primeiro ouvidor-geral do Estado. Atualmente, a Coordenadoria de Ouvidoria coordena 77 ouvidorias setoriais, instaladas nos órgãos e entidades do Executivo paranaense. Desde 2011, quando as manifestações passaram a ser registradas no sistema atual, são 1.495.637.

De acordo com a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o aumento na procura pelas ouvidorias consolida a confiança do cidadão com os gestores estaduais. “Quando uma pessoa procura por esse serviço é porque ela confia no retorno e na ação da administração pública. Caso não tivesse obtido respostas, a população não voltaria a procurar pela Ouvidoria”, disse.

Ela também ressaltou a importância de o Estado saber o que as pessoas esperam dos serviços e políticas públicas. “Por isso, convidamos sempre para que a população utilize a Ouvidoria. Com base nas informações registradas é possível ao gestor ajustar o trabalho para melhor atender aos anseios dos paranaenses”, acrescentou.

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OUVIDORES – No mesmo dia do aniversário do serviço de ouvidoria, é comemorado o Dia do Consumidor e, no domingo (16), é o Dia do Ouvidor. A Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem se tornado ferramenta para orientar gestão e é referência para a população e servidores estaduais.

O trabalho é feito por mais de cem trabalhadores das ouvidorias instaladas nos órgãos e entidades do Estado. “São pessoas fundamentais na execução desse serviço. Os gestores e a CGE têm muito a agradecer pela dedicação e comprometimento desses profissionais, no fortalecimento da administração focada nas necessidades da população”, afirmou Leticia Ferreira da Silva.

AMBIENTE – No ano passado, a Ouvidoria da CGE inaugurou a Sala de Acolhimento, também destinada a atender quem busca a Ouvidoria da Mulher Servidora, criada um ano antes, em parceria com a Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O objetivo é fornecer ambiente reservado e adequado para a escuta ativa de assuntos sensíveis, no caso da procura presencial.

A forma de contato mais escolhida pela população é pelo formulário online disponível no site da CGE e em todas as páginas de órgãos e entidades do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, só neste ano, o contato feito pela internet foi a opção de 25.773 pessoas; o presencial, de 4.791; pelo Whatsapp, 3.629; e pelo telefone, 2.861. Os outros meios disponíveis, e-mail, carta ou fax e pelo chat online de determinadas secretarias, somam 2.987.

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“Trabalhamos integrados, as ouvidorias setoriais são fundamentais e sem as quais não faria sentido existir a Coordenadoria de Ouvidoria. São servidores que se empenham em tratar as demandas e apresentar soluções”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

Ele elogiou o comprometimento de todos os ouvidores setoriais na busca por melhorias nos serviços prestados pelo Estado. Todos usam o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria – Sigo, desde 2011. Assim, as manifestações que chegam na ouvidoria de qualquer órgão estadual são acompanhadas pela Coordenadoria.

GESTÃO – As informações captadas no sistema geram gráficos e tabelas que podem apontar demandas e assuntos mais procurados pela população. Para analisar as centenas de manifestações recebidas diariamente foi criado o Núcleo de Informações Estratégicas, dentro da Coordenadoria de Ouvidoria.

“Esse olhar mais apurado nas manifestações do cidadão nos permite identificar áreas ou serviços com demanda de atendimento. A informação é levada ao gestor, que passa a ter mais dados para tomar suas decisões”, explicou Souza.

Serviço:

Registre sua reivindicação na Ouvidoria:

Formulário online, com link em todas as páginas do Governo do Estado

Pelo telefone: 0800 041 1113

Por WhatsApp: (41) 3883-4014

Por e-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).

Fonte: Governo PR

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Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

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O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

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