7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Confira as próximas datas do concurso público de auditor fiscal da Receita Estadual

    Publicado em

    O concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná segue com seu cronograma. Embora o período de inscrições tenha encerrado em 20 de março, os candidatos têm outras datas para ficar de olho até a realização da prova, prevista para 18 de maio. São prazos importantes que todos aqueles que vão participar do processo seletivo precisam estar atentos ao longo dos próximos meses.

    Ao todo, o concurso oferece 50 vagas com remuneração inicial de R$ 16,9 mil. Além disso, também será formado cadastro de reserva, ou seja, uma espécie de lista de espera para repor vagas à medida que elas forem surgindo. O certame está sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encarregada da organização e aplicação das provas.

    E é justamente o edital publicado pela FGV que estabelece o cronograma válido para o concurso. A próxima data importante descrita no documento, por exemplo, é a divulgação da lista preliminar com as inscrições deferidas e indeferidas no dia 4 de abril. De acordo com o balanço mais recente, mais de 20 mil pessoas haviam se inscrito no concurso público para auditor fiscal.

    A partir dessa publicação, os candidatos terão entre os dias 07 e 11 de abril para entrar com recurso caso discordem das informações divulgadas nas relações preliminares. A lista definitiva de inscritos será liberada somente em 30 de abril. 

    Leia Também:  Unioeste publica três editais para contratar novos agentes universitários

    Em 12 de maio, os candidatos poderão consultar os locais das provas objetivas e discursivas. Já a aplicação do concurso acontece no fim de semana seguinte, no dia 18 de maio. O gabarito preliminar será disponibilizado logo na sequência, em 19 de maio (ver cronograma abaixo).

    PROCESSO SELETIVO – O concurso para auditor fiscal da Receita Estadual será dividido em quatro etapas. As duas primeiras serão de caráter classificatório e vão testar os conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, Direito Constitucional, Tributário e Administrativo, assim como saberes específicos para o exercício da função. Isso inclui Economia e Finanças Públicas, contabilidade geral e Prática em Análise de Dados. 

    Já a terceira fase, também de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. Para isso, o concurso vai priorizar áreas relacionadas à função de auditor fiscal, como Administração, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Física, Matemática, Probabilidade e Estatística.

     A última etapa é a avaliação médica, que é de caráter eliminatório.

    PAPEL DO AUDITOR – O auditor fiscal exerce uma das funções centrais na estrutura da Receita Estadual. Ele é responsável pela arrecadação de tributos e a fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes. Assim, a principal atuação do auditor é garantir que empresas e cidadãos estejam pagando corretamente seus impostos, assegurando recursos para investimentos em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

    Leia Também:  Com 1,5 mil casos no Samu em 2024, Saúde dá dicas sobre engasgos de bebês e crianças

     Para mais informações e acesso à descrição detalhada das datas, consulte o edital do concurso no site da FGV.

    Confira o cronograma completo:

    – 4 de abril: publicação das relações preliminares, contendo as inscrições deferidas e indeferidas, incluindo as inscrições para as vagas destinadas a afrodescendentes e pessoas com deficiência, bem como os atendimentos especiais solicitados.

    – 7 a 11 de abril: período para recursos contra as relações preliminares, quando os candidatos poderão interpor recursos caso discordem das informações divulgadas nas relações preliminares.

    –  30 de abril: publicação das relações definitivas e concorrência.

    – 12 de maio: divulgação dos locais de prova. O ensalamento deve ser conferido direto no site da FGV.

    –  18 de maio: aplicação das provas objetiva e discursiva.

    – 19 de maio: divulgação do gabarito preliminar da prova.

    –  20 e 21 de maio: período para que os candidatos apresentem recursos para contestar alguma questão da prova.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Custo de produção de proteínas animais está em queda no Paraná, aponta boletim

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

    “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  Escolas estaduais e municipais já estão participando da nova força-tarefa de vacinação

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

    “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA