NOVA AURORA

PARANÁ

Competições do Governo do Estado movimentam rede hoteleira de Pato Branco

Publicado em

As competições esportivas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) estão gerando um impacto significativo no setor hoteleiro de Pato Branco neste fim de semana. O município é sede de três eventos esportivos: o Paraná Combate e a etapa da bocha dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), que encerram neste domingo (15), e os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), que seguem até 29 de setembro.

Com a realização desses eventos, os hotéis da cidade estão com alta ocupação, recebendo equipes, organizadores, árbitros e dirigentes.

“É com grande satisfação que vemos Pato Branco acolher três jogos oficiais do Estado. São muito mais do que eventos esportivos, mas demonstrações da importância de integrar o esporte com outros setores da economia local. Movimentar o turismo, o comércio e a rede de serviços é fundamental para fortalecer a cadeia econômica e a cadeia esportiva como um todo”, afirma o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Clainor Francisco, gerente do Hotel Pato Branco, destaca que a movimentação gerada pelas competições está alavancando o setor. “Estamos com mais de 70% da ocupação do hotel proveniente dos jogos. Isso é motivo de comemoração, pois estamos quase lotados em um final de semana, o que não é comum, considerando que Pato Branco não é uma cidade turística”, afirma Clainor. 

Ele observa que, nos últimos três anos, a realização das competições no município tem contribuído de forma significativa. “Além de incentivar a prática esportiva, esses eventos têm trazido resultados muito positivos para a nossa economia”, completou.

Leia Também:  Sustentabilidade da Portos do Paraná é apresentada na COP29, no Azerbaijão

O gerente do Hotel Loriza, Paulo Dobrowolki, também ressalta o aumento no número de hóspedes. “Estamos com mais de 80% de ocupação graças aos jogos do Governo do Estado. Sem esses eventos, os hotéis estariam quase vazios, como costuma acontecer nos finais de semana”, conta.

Recepcionista do Hotel Village, Laurindo Taludo conta que a movimentação gerada pelos eventos exigiu uma gestão cuidadosa da capacidade do hotel. “Estamos com 90% da nossa capacidade preenchida por hóspedes das competições. Tivemos que limitar o número de vagas para os profissionais das competições para poder atender outros clientes que já se hospedam frequentemente aqui. Sem essas competições, provavelmente o hotel estaria com baixa ocupação”, celebra Laurindo.

PARANÁ COMBATE –  A principal competição de artes marciais do Estado começou no dia 11 e segue até este domingo (15). Foi quarta edição o evento, idealizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e criado em 2021. 

Ao todo, mais de mil pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros, de 71 municípios, disputaram simultaneamente dez modalidades: muay thai, kung fu, wrestling, judô, kickboxing, karatê, capoeira, boxe, jiu jitsu e taekwondo.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – A última etapa dos JANs em 2024 fica na região Sudoeste até 29 de setembro com mais de 40 modalidades esportivas. Além de Pato Branco, a programação atende outros municípios da região, como Medianeira, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Mangueirinha, Realeza e Telêmaco Borba. Haverá uma modalidade em Curitiba.

Leia Também:  Paraguai estuda replicar modelo do Paraná para atração de investimentos privados

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

A primeira etapa da edição deste ano foi realizada em Curitiba e Região Metropolitana. A segunda ocorreu em julho e movimentou o Litoral do Paraná em um período de baixa temporada. Foram 49 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba. Ambas as etapas somaram mais de 10 mil atletas, sem contar o público que acompanhou as competições para torcer pelas equipes.

JOGOS ABERTOS – A competição de bocha dos JAPS acontece na Associação Patobranquense de Bochas Vila Nova e encerra neste domingo. A modalidade faz parte da 66ª edição do torneio, que contou com mais de 12,1 mil participantes inscritos em 2024. A final dos Jogos Abertos será em Apucarana em duas datas: 21 a 24 e 28 a 30 de novembro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Sustentabilidade da Portos do Paraná é apresentada na COP29, no Azerbaijão

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Paraguai estuda replicar modelo do Paraná para atração de investimentos privados

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA