NOVA AURORA

PARANÁ

Competições de cross games e basquete 3×3 agitam areias de Matinhos no fim de semana

Publicado em

O segundo final de semana de atividades esportivas do Verão Maior Paraná contará com duas modalidades disputadas nas areias de Matinhos – o Cross Games e o Torneio Verão Basquete 3×3. Os eventos são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), dentro dos Jogos de Aventura e Natureza, e devem reunir mais de 500 pessoas, entre atletas e comissões técnicas.

O público poderá acompanhar as competições da 5ª edição do Cross Games na Arena Verão Maior Caiobá a partir das 8 horas de sábado (11). Mais de 350 competidores estão inscritos para participar do evento, que demanda um bom condicionamento físico do atleta em um conjunto de exercícios preestabelecidos pela organização, unindo cardiovasculares (corrida), ginásticos (peso corporal) e LPO (levantamento de peso olímpico e exercícios que usam carga externa).

No mesmo dia, iniciam as competições do Torneio Verão Basquete 3×3. Modalidade olímpica recente, a partir dos Jogos de Tóquio 2020, o esporte tem origem nos Estados Unidos e trata-se de uma versão reduzida do basquete tradicional. Cerca de 160 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, de 36 equipes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, participam das categorias Sub 18, Adulto e Master 40+.

Leia Também:  Governo promove fóruns regionais de planejamento e desenvolvimento territorial

A competição será na Praça Celso Pampuch, na Travessa Guanabara, também a partir das 8h. A organização é realizada em parceria com a Federação Paranaense de Basketball.

OUTROS ESPORTES – O calendário de competições esportivas dentro do Verão Maior Paraná segue até 23 de fevereiro. No total, são 31 eventos de diversas modalidades, tanto no Litoral quanto na Costa Noroeste do Estado.

Entre eles estão o Circuito Paranaense de Handebol de Areia, o Best Trick Skate Red Bull e o ITF Beach Tennis Tour, em Matinhos; o Troféu Elite (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná), em São Pedro do Paraná; o Levantamento de Peso Olímpico, em Pontal do Paraná; o Cross Country, em Morretes; a Travessia dos Veteranos, em Guaratuba; entre outros.

Além das competições esportivas, os veranistas também podem participar de diversas atividades nos oito postos fixos do Verão Maior Paraná. Localizados em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, já promovem atividades esportivas e de lazer, com programações de terça-feira a domingo, até 2 de fevereiro.

Leia Também:  Região Norte terá R$ 9,5 milhões anuais para qualificar leitos em hospitais estratégicos

São aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas, das 8h às 12h e das 15h às 18h.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Serviço:

5º Cross Games

Data: 11/01, sábado

Horário: a partir das 8h

Local: Arena Verão Maior Caiobá – Av. Atlântica, Matinhos

Torneio Verão Basquete 3X3 Matinhos

Data: 11 e 12/01 (sábado e domingo)

Horário: a partir das 8h

Local: Praça Celso Pampuch – Travessa Guanabara, Matinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com Proesporte, Estado ajuda a formar equipe paranaense de patinação artística no gelo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Rodovia de Tapejara vai receber melhorias na drenagem e contenção de erosão

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA