NOVA AURORA

PARANÁ

Competição apoiada pelo Proesporte traz a Curitiba campeões de jogos eletrônicos

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, será realizado em Curitiba, a partir desta quinta-feira até domingo (25 a 28), o Encontro Paranaense de E-Sports, evento gamer que traz atividades voltadas à cultura Geek e competições estudantis, além de estandes e palestras sobre esta modalidade. No evento será disputada a fase final de um torneio escolar para estudantes do Paraná.

As competições acontecem no Clube Duque de Caxias, na Capital. A abertura será nesta quinta-feira, às 19h, exclusiva para convidados e imprensa. As atividades começam sexta-feira. Haverá transmissões ao vivo pelo YouTube do evento e pelo sistema de transmissão de vídeo (twitch) da competição.

O projeto é incentivado pela Copel, através do Proesporte. “Os jogos eletrônicos são esportes da mente, desenvolvem o raciocínio e são importantes, principalmente para as novas gerações. Por isso o Paraná apoiará todas as etapas da competição”, resalta o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski.

Otávio Vinícius, coordenador do Proesporte, destaca que este encontro paranaense é o primeiro projeto da modalidade a receber apoio do programa. “Às vezes, as pessoas acham que uma modalidade não cabe na lei de fomento e incentivo, mas cabe sim. Basta seguir os pré-requisitos e obrigações exigidas pelo programa. Todas as modalidades podem participar”, explica.

O evento tem apoio, também, da Federação do Desporto Escolar do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, das equipes de e-sports Union E-Sports, equipe atual campeã brasileira de Fifa (jogos simuladores de futebol, entre os mais disputados atualmente), Planeta Games e Gamescola, com organização da Arena On e realização da Meiuca Esportes.

Leia Também:  Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura

A programação inclui ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências e cases de sucesso. O público poderá conhecer de perto o mundo da realidade virtual, do desenvolvimento de jogos e, ainda, o Museu de Games. Os participantes também podem se inscrever em workshops e rodadas de negócios que vão ocorrer durante o evento, com oportunidade de conhecer grandes jogadores e personalidades do esporte eletrônico brasileiro.

“O que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. Estamos falando de um mercado de alto valor em que somos uma potência mundial. Além disso, o E-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem”, Diego Pereira, diretor executivo do evento.

PARANÁ GAMING TOURNAMENT – Além das palestras e atividades especiais, o encontro recebe a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado, concorrendo a prêmios e disputando os jogos mais populares do momento. As partidas na Arena Gamer começam a partir das 15h de sexta e de sábado (26 e 27). No domingo (28), a programação prevê o início das finais às 13h.

Marco Rossi, CEO da Union E-Sports, afirma que a missão da sua equipe é viabilizar e gerar oportunidades para os jogadores. “Vamos levar nossos influencers, a experiência de como captamos os atletas e trazemos para o nosso ecossistema. Essa iniciativa de abrir para universidades e colégios, os quais chamamos de jogadores casuais, é fantástica para o crescimento e democratização do e-sports no Brasil”.

Leia Também:  Palmeiras é hendecacampeão Brasileiro e amplia recordes como maior campeão do Brasil

PALESTRAS E WORKSHOPS – A programação traz um conteúdo alinhado aos principais assuntos inerentes ao esporte eletrônico na atualidade, abordando temas como o direito aplicado aos e-sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes, cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer.

Haverá também painéis que abordam temas voltados ao desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores.

Algumas das atrações do evento são os jogos de luta (Treta), Jogos de Fifa (equipes Union Esports e Dazz), oficina de games (Gamescola), simuladores de corrida (Potência Truck e GT Concept), jogos antigos (Gasper Retrô Games), mesas de RPG (área gamer da PUCPR, Macaco Dumal e Retro Punk), Realidade Virtual, carro gamer (Red Bull), além de praça de alimentação, food trucks e outros estandes, como do Proesporte.

SERVIÇO

Encontro Paranaense de E-Sports

Data: quinta-feira a domingo (25 a 28)
Local: Clube Duque de Caxias 
Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri – Curitiba
Ingressos: R$ 50,00 por dia e R$ 100,00 no pacote premium para 4 dias
Meia entrada: válida para quem doar 1 kg de alimento não perecível, entregar lixo eletrônico no local e a todos que por lei têm direito ao meio ingresso.
Venda de ingressos e informações gerais: www.esportsparana.com.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  AIFU fiscalizou 1,2 mil comércios e aplicou 1,4 mil autuações em 2023

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA