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Compagas mostra desempenho do ônibus 100% a GNV em evento sobre transporte

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A Compagas apresenta, em São Paulo, os resultados dos testes com o ônibus 100% a gás natural que circulou no primeiro semestre do ano em quatro das maiores cidades do Paraná. A Companhia participa do Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes 2023, evento que trata de eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros. O objetivo da Compagas no encontro é reforçar a importância da diversificação da matriz energética e enfatizar o papel do gás para a descarbonização do transporte coletivo.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra, falou nesta terça-feira (24) sobre o case paranaense durante o painel Estratégias de Interação em Infraestrutura e Logística para a Mobilidade Verde nesta terça-feira (24). A demonstração com o ônibus 100% a gás foi uma ação estratégica da Compagas em prol da mobilidade urbana sustentável a partir do gás natural e do biometano, em parceria com a Scania, com o Governo do Paraná e com as prefeituras dos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Ponta Grossa.

Em cada uma das cidades, o veículo circulou por um período de 30 dias para certificar indicadores de autonomia e eficiência e, em especial, a redução nas emissões de poluentes. Lamastra destaca que com os testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo.

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“Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%. A emissão de poluentes foi 20% menor. Já em Londrina, com o veículo sendo abastecido com biometano, a redução de emissão de poluentes chegou a 95%. Ou seja, em ambos os casos temos mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, disse.

Lamastra ainda destaca que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo e precisamos aplicar essa tecnologia em nosso país. Esses veículos são capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”.

TRANSPORTE – Além dos resultados obtidos com os testes, Lamastra apresenta as vantagens no uso do gás natural e do biometano para a descarbonização do transporte no país.

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“O Brasil tem projeção expressiva de crescimento da oferta interna de gás natural e alto potencial de produção de biometano e será necessário desenvolver novos mercados consumidores para utilização desses combustíveis. Além disso, o uso do gás natural e biometano proporciona ao setor de transporte uma menor dependência do diesel importado consumido e, consequentemente, um auxílio no impacto negativo na balança comercial”, destaca.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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