NOVA AURORA

PARANÁ

Comitê da Bacia do Piraponema, que agrega 56 municípios, se reúne na quinta-feira

Publicado em

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Pirapó e Paranapanema 3 e 4 – CBH Piraponema organiza nesta quinta-feira (28) a 40ª Reunião Ordinária, de forma remota, a partir das 14 horas. O encontro ocorrerá pela plataforma o Zoom, para os representantes do comitê, mas com transmissão simultânea pelo canal do YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná para o público em geral. A Bacia do Piraponema abrange 56 municípios, entre as regiões Norte e Noroeste do Paraná.

Durante a plenária virtual haverá a apresentação da versão final da revisão do regimento interno do colegiado, realizado pelo por um grupo de trabalho específico designado em conjunto pela Câmara Técnica dos Instrumentos de Gestão.

Outro ponto a ser debatido é o pedido formalizado ao comitê para reavaliação do enquadramento de um trecho do Rio Bandeirantes do Norte, que nasce em Arapongas e é o principal contribuinte da Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó, que recebe águas de mais de 120 afluentes.

As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria-executiva.

Leia Também:  Corrida de Rua da Sanepar em Pontal do Paraná foi adiada para 4 de fevereiro

Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes usuários da água, da sociedade civil e do Poder Público.

COMITÊS – Os comitês são órgãos colegiados instituídos pelo Decreto Estadual nº 8.859, de 4 de setembro de 2013. Eles possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas e são vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).

O Paraná tem 11 Comitês de Bacias Hidrográficas. A finalidade é contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação e garantir o controle social da Gestão dos Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9130/2010.

A gestão eficiente dos recursos hídricos na região extensa do Baixo Ivaí e Paraná 1 é considerada de grande importância. Para isso, o Comitê é constituído por representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários de água, com o propósito de promover a gestão das políticas públicas relacionadas ao uso dos recursos hídricos.

Leia Também:  PCPR prende homem acusado por tráfico de animais silvestres e resgata arara

A transmissão online das reuniões dá oportunidade ao envolvimento e compreensão da sociedade acerca das decisões sobre os usos da água nas bacias hidrográficas do Paraná, o que garante tanto quantidade como qualidade hídrica para a população.

Serviço:

Reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Pirapó e Paranapanema 3 e 4 – CBH Piraponema

Data: 28/09, quinta-feira

Horário: 14 horas

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-7AwULTe14E

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Combate às meningites: em um ano, Paraná reduz em 27% os casos da doença

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA