NOVA AURORA

PARANÁ

Com shows e cinema na rua, turistas e moradores do Litoral tiveram temporada cultural

Publicado em

Ara Ketu, Leonardo, Santiago, Eduardo Costa, Sambô, Trio Parada Dura, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João Bosco & Vinicius, Bruno & Barretto, George Henrique & Rodrigo, Sempre Tem, Dell Cavalini, Quinteto S.A., Alemão do Forró, “O Poderoso Chefinho 2” e “Os Croods 2”. Duas pessoas não conseguem contar com os dedos das mãos a quantidade de atrações culturais que o Governo do Estado levou ao Verão Maior Paraná em 2023.

Nas praias de Caiobá, em Matinhos, e Marisol, em Pontal do Paraná, as atrações ficaram com as duplas sertanejas e as estrelas do pagode e do samba. Com apoio da Renault do Brasil, foram seis semanas de apresentações com praias lotadas, nenhum incidente de segurança, e atrações para todos os gostos, com direito a apresentações de artistas locais nas prévias. 

Teve de tudo: Ara Ketu cantando “Pipoca” na chuva, César Menotti & Fabiano tocando para uma multidão de fãs, Fernando & Sorocaba transformando as praias em fazendas com hits de sucesso, Trio Parada Dura emocionando as gerações com cabelo branco, público sambando no palco com o Sempre Tem, fotos nos camarins, trio elétrico chamando o público, show de luzes com as lanternas dos celulares, paranaenses emocionados e comerciantes felizes com o público.

Todas as apresentações contaram com animação de palco e a estrutura necessária para garantir a diversão de milhares de pessoas.

“Foi o maior Verão Paraná da nossa história. Nos planejamos ao longo de um ano inteiro e conseguimos levar aos turistas e moradores do Litoral duas dezenas de shows gratuitos com atrações nacionais com projeção internacional. E todos foram unânimes nos elogios ao público. Foram seis finais de semana entre o Ano Novo e o Carnaval com programação intensa e que vai ficar guardada na memória”, afirmou Elaine Pereira Almeida, uma das coordenadoras do projeto.

Leia Também:  PMPR já encaminhou 329 pessoas e cumpriu 129 mandados de prisão no Litoral

CINEMA NA PRAÇA – O projeto Cinema na Praça, que leva sessões gratuitas de filmes à população de pequenos municípios desde 2019, terminou a programação de verão, que começou no dia 04 de janeiro, no último domingo (12), em Matinhos, com um público total de cerca de 5,5 mil pessoas sentadas. Foram realizadas 36 sessões nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina.

A temporada 2022/23 iniciou o trajeto em Jataizinho, no Norte do Estado, no dia 7 de outubro, percorrendo 54 municípios entre Interior e Litoral, alcançando um público de 32.775 pessoas sentadas. 

No Interior, as cidades que receberam a programação foram: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Andirá, Ângulo, Araruna, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Boa Ventura de São Roque, Brasilândia do Sul, Cambira, Campina do Simão, Candói, Colorado, Florestópolis, Goioerê, Iporã, Iretama, Itaguajé, Jandaia do Sul, Japurá, Jardim Olinda, Jataizinho, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Lobato, Lunardelli, Mamborê, Mandaguaçu, Marilândia do Sul, Mariluz, Moreira Sales, Nova Laranjeiras, Ourizona, Peabiru, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Querência do Norte, Reserva do Iguaçu, Rondon, Santa Cruz de Monte Castelo, Santo Antônio do Caiuá, São Jorge do Patrocínio, São Pedro do Paraná, São Sebastião da Amoreira, Sertanópolis, Terra Boa e Wenceslau Braz. 

Leia Também:  Para manter atendimento célere no Litoral, PCPR e Disque 181 reforçam importância da denúncia

Os filmes da temporada foram “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”, sempre exibidos às 19 horas e 21 horas, respectivamente. Os filmes são concedidos pela Motion Picture Association of America – associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos de Hollywood. A programação conta com acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Todos os filmes têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à iniciativa.

O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Casa Civil – Governadoria. Esta edição do programa contou com a parceria da Renault do Brasil. O objetivo é levar o entretenimento do cinema e proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Uma carreta com um grande telão de LED percorre cidades do Paraná com até 30 mil habitantes.

Agora, o Cinema na Praça segue para curta temporada nos bairros da Capital, como forma de uma homenagem do Governo do Estado ao aniversário de 330 anos de Curitiba. Moradores e moradoras da Cidade Industrial, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão poderão assistir gratuitamente aos filmes.

SHOWS LITORAL

Fernando & Sorocaba foram uma das atrações das praias nessa temporada. Foto: Albari Rosa/AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná se destaca como modelo de empregabilidade em evento sobre o tema na França

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR e PRF deflagram operação com 33 mandados contra organização que roubava cargas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA