PARANÁ
Com salões imponentes, obras de arte e muita história, Palácio Iguaçu é considerado um museu
Publicado em
10 de dezembro de 2024por

Com seus 70 anos de história, comemorados oficialmente no dia 19 de dezembro, o Palácio Iguaçu não é apenas um marco da arquitetura modernista brasileira, mas também um verdadeiro museu.
Por dentro, o edifício revela uma riqueza cultural composta por mais de 500 obras de arte, privilegiando principalmente artistas paranaenses. Além disso, o Interior do Palácio foi decorado com a assinatura do arquiteto e decorador Júlio de Almeida Senna, considerado um dos profissionais mais influentes do mundo no século XX.
Conhecido por seu estilo clássico, Senna trouxe uma harmonia entre o modernismo do edifício e a ornamentação interna, mesclando móveis imponentes e detalhes que remetem à grandiosidade do poder governamental.
Segundo o historiador e membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Aimoré Índio do Brasil Arantes, pelas características internas, o Palácio Iguaçu tem status de museu. “Mais do que servir como sede do governo, hoje o Palácio Iguaçu é um espaço museal, abrigando obras de destacados artistas paranaenses e brasileiros”, afirma.
Autor do livro “Palácio do Iguaçu: Coragem de Realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto”, Jair Elias dos Santos Júnior conta que o decorador Júlio Senna, após receber a missão de Munhoz da Rocha Netto, viajou até a Europa – com recursos próprios – para buscar referências para o Palácio Iguaçu. “O piso em madeira do Salão Nobre, por exemplo, foi inspirado no Palácio de Versailles, na França. E a escadaria em espiral, de um Palácio na Itália”, detalha.
Apesar de Júlio ter sido o responsável pelo projeto decorativo, ele contou com a forte influência de Flora Camargo Munhoz da Rocha, esposa do governador Bento Munhoz da Rocha Neto e filha do ex-governador Affonso Camargo, que governou o Paraná entre 1916 e 1920. “Flora tinha essa preocupação de transformar o Palácio em um local aconchegante, que contasse a história do Paraná”, explica o historiador Paulo Colaço.
“Ela realmente tinha muita personalidade, opinava sem hesitar, e na decoração do Palácio não foi diferente. Flora colaborou ativamente, dizia o que não gostava e assim foi feito”, relembra sua nora, Gilda Marise Munhoz da Rocha.
ESPAÇOS – Ao adentrar o Palácio Iguaçu, o visitante é recebido pelo imponente Salão Monumental, com pé-direito equivalente a um prédio de dois andares, piso de mármore e um painel de arenito esculpido por Humberto Cozzo em 1953. O painel, que vai do chão ao teto, retrata os ciclos econômicos da história do Paraná, desde o período colonial até o ciclo da erva-mate.
No segundo andar, o Palácio abriga o Salão Nobre, reservado para recepções de embaixadores, chefes de Estado e cerimônias solenes da governadoria, como as promovidas recentemente pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com empresários, merendeiras e líderes religiosos. Outro ambiente importante é o Salão de Inverno, projetado para recitais, reuniões informais e eventos festivos.
Já o Salão dos Governadores possui uma função mais administrativa, sendo o espaço de reuniões de gestão. Suas paredes exibem uma galeria de retratos pintados a óleo, retratando cronologicamente todos os governadores do Paraná. Outros dois grandes salões completam o Palácio: o Petit, destinado a almoços e jantares com personalidades importantes que visitam o Palácio, e o Salão de Atos, palco de grandes eventos governamentais, como lançamentos de programas e projetos.
A sala mais recente do Palácio é o Gabinete de Gestão e Informações (GGI), com alta tecnologia, onde o governador e os secretários conseguem se reunir inclusive de maneira virtual com autoridades.
“Do ponto de vista moderno, o Palácio Iguaçu é uma obra de arte. Ele trouxe para o Estado as características da arquitetura moderna, com amplos espaços, grandes vãos, fachada envidraçada e muitas obras de arte que compõem a arquitetura de forma integrada”, avalia o arquiteto e membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Fernando Lobo.

OBRAS – O Palácio Iguaçu abriga um acervo artístico diversificado, com mais de 500 obras. Entre os destaques estão artistas paranaenses como Theodoro De Bona, autor do famoso painel que retrata a instalação da Província do Paraná, com um personagem que encara o visitante de qualquer lugar da sala; Poty Lazzarotto, com obras tanto na parte externa quanto no interior do prédio; e Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, entre outros.
Uma tela de Andersen, inclusive, fica no gabinete do governador. Trata-se da obra “A Queimada – lavadeiras”, considerada por muitos um exemplo do Movimento Paranista, que buscou exaltar a identidade do Estado a partir da emancipação política. “Andersen pinta uma típica cena paranaense”, explica o historiador Jair Elias dos Santos Júnior.
“O Palácio Iguaçu é especial porque, dentro dele, encontra-se a história do Paraná. Todas as obras retratam o cotidiano do Estado. É uma verdadeira galeria de arte”, celebra o historiador Paulo Colaço.
Mesmo as obras que não são assinadas por paranaenses contam, de algum modo, a história do Estado. Um exemplo é a tela “Cataratas do Iguaçu”, pintada em 1920 pelo artista carioca Antônio Parreiras, que visitou o local e pintou de memória, enviando a obra final de Paris ao Palácio.
“Todas as obras de arte presentes no Palácio Iguaçu são cuidadosamente curadas pela equipe técnica do Museu Oscar Niemeyer”, explica a servidora estadual responsável pela visita guiada ao Palácio, Regina Emilia Greca. “E elas são de todos os paranaenses”.

ARQUITETURA – Um dos destaques internos do Palácio é a grandiosa escadaria em caracol, localizada no Salão Monumental, que dá acesso aos pisos superiores. Seu design impressiona pela estética e funcionalidade, sendo considerada uma das mais belas obras arquitetônicas do edifício. E ela causou certos receios antes da instalação.
“O grande medo era que a escada, que ‘flutua no ar’, não suportasse o peso. Um dia após o banquete de inauguração, o Palácio foi aberto ao público, e uma multidão tomou as escadarias. Bento [Munhoz da Rocha] dizia: ‘Se aguentou agora, vai aguentar sempre’”, diz Gilda Munhoz da Rocha.
O arquiteto Fernando Lobo explica que o projeto da escadaria só foi possível graças a uma técnica inovadora na década de 1950. “A linguagem arquitetônica moderna trouxe novas técnicas, como o uso do concreto armado, que permitiu a criação plástica da escadaria em caracol sem nenhum apoio”, detalha.
A CAPELA, A PADROEIRA E O PAPA – O Palácio Iguaçu também abriga a Capela de Nossa Senhora do Rocio, decorada com simplicidade e elegância, conforme solicitação de Flora Camargo Munhoz da Rocha. Inclusive, foi ela quem solicitou diretamente ao Vaticano a consagração de Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná.
Foi nessa capela que o Papa João Paulo II se preparou, em julho de 1980, para celebrar uma missa que reuniu mais de 700 mil pessoas em frente ao Palácio Iguaçu, marcando a história religiosa e cultural do Paraná.
TOUR NO PALÁCIO – Para agendar uma visita guiada ao Palácio Iguaçu, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3350-2983 ou enviar um e-mail para gika@casamilitar.pr.gov.br. São atendidos grupos de até 20 pessoas de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para quem preferir, há também a opção de visita virtual ao Palácio, que pode ser conferida AQUI.
ESPECIAL EM VÍDEO – Para celebrar os 70 anos do Palácio Iguaçu, a Agência Estadual de Notícias produziu o especial “Palácio Iguaçu 70 anos”, cujo primeiro texto retratou a imponência da obra. Os episódios estão disponíveis no YouTube do Governo do Paraná e será transmitido na programação da TV Paraná Turismo no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. O sinal também alcança todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo.
Assista ao segundo capítulo:
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor.
A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.
Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).
Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.
TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste).
Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.
A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.
FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.
Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.
Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.
Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.
TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.
ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.
FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.
Confira o calendário de eventos turísticos de abril:
1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos
02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu
04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina
04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira
06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste
08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu
09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo
10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança
11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina
11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras
11 a 13 – Irati Motofest – Iratí
12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara
12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma
12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste
13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom
13 – A Paixão de Cristo – Arapongas
14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo
18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia
18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia
19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves
20 – A Paixão de Cristo – Medianeira
25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom
25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal
25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas
25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu
25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá
26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu
26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel
26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro
30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza
30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara
30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon
30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas