NOVA AURORA

PARANÁ

Com recursos do FIA, instituição de Bom Jesus do Sul levará profissionalização a jovens

Publicado em

A Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI) de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste do Estado, recebeu R$ 80 mil para a execução do projeto “Entre Linhas Agulhas – Costurando Sonhos”, que tem como objetivo desenvolver as competências profissionais, sociais e de vivência de adolescentes e jovens que frequentam o local. As aulas terão duas horas de duração e serão ministradas por um profissional da área pelo período de 12 meses.

O recurso é oriundo do Funda da Infância e Adolescência (FIA), deliberado pelo Conselho Estadual da Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA). O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, esteve na APMI nesta quinta-feira (10) e realizou a assinatura do termo junto com a presidente da instituição, Lorinda Lurdes de Ganzer.

Para Carboni, este é um projeto que acompanha as políticas públicas do Governo do Estado em relação aos jovens e seu protagonismo. “O governador sempre fala que o melhor programa social é o emprego e é isso que estamos vendo aqui, uma oportunidade para os jovens possam ter uma vida melhor, construírem suas carreiras e se tornarem protagonistas de suas histórias. São ações que vão ao encontro das políticas públicas que estamos construindo de forma unificada e em especial dentro do CEDCA e também da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude”, disse.

Leia Também:  Paraná + Viagem: 660 pessoas já conheceram pontos turísticos do Estado pelo programa

“Para nós, esse recurso é essencial. Atenderemos, em média, 15 a 30 crianças de 14 a 18 anos em turmas diferentes. Vamos prepará-las para uma profissão. Com esse recurso, conseguiremos comprar máquinas de costura e iniciar os ensinamentos de corte e costura e, quem sabe assim, esses jovens possam seguir uma carreira, se descobrirem como profissionais”, complementou Lorinda. Ela também disse que o curso respeita a vocação do município, que tem na indústria têxtil sua principal vocação.

Todo o projeto, que é multissetorial, será acompanhado por representantes das áreas da saúde, assistência social, educação, além do conselho tutelar municipal. O projeto segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação a autonomia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Futebol beneficente das forças de segurança arrecada 3 mil brinquedos para doação

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Debate sobre destinos turísticos inteligentes do Paraná reúne Estado e municípios

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA