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Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo

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Na edição deste ano, o Festival de Curitiba foi responsável por movimentar, de acordo com estimativa dos organizadores, cerca de R$ 50 milhões na economia criativa de Curitiba e região. As programações aqueceram os comércios, além de jogar holofotes nacionais e internacionais sobre o Paraná. O evento chegou ao fim neste domingo (6) e teve durante toda a programação apoio do Governo do Estado, além de patrocínio inédito do Viaje Paraná – serviço social autônomo da promoção turística paranaense.

Durante 14 dias, a Capital se transformou no grande polo turístico e cultural do Brasil, recebendo mais de 200 mil pessoas durante que ocuparam teatros, praças, ruas e espaços alternativos. Ao todo, foram realizados mais de 350 espetáculos e apresentações em 70 espaços dedicados à cultura.

Durante o evento aconteceu também a terceira edição da Rodada de Conexões, posicionando o Festival de Curitiba como uma plataforma de negócios e articulação cultural, por meio do fomento de novas peças e networking entre profissionais e empresas do ramo cultural. Foram mais de 70 participantes registrados e 380 oportunidades de negócios geradas, com estimativa de movimentação entre R$ 14 milhões e R$ 18 milhões nos próximos meses.

“O setor cultural é um dos pilares do turismo, seja no aspecto dos negócios e eventos, quanto da própria identidade paranaense. Ele aquece a economia dos municípios e acaba atraindo visitantes, trabalhadores e demais pessoas envolvidas naquele meio. É turismo, porque movimenta os hotéis, restaurantes, atrativos e alavanca a imagem do Estado”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

“A cultura e o turismo caminham juntos e se fortalecem mutuamente. Quando um festival deste porte acontece, estamos também apresentando o Paraná ao Brasil e ao mundo. Cada peça assistida, cada prato saboreado, cada ponto turístico visitado representa um ciclo virtuoso de desenvolvimento. A arte atrai, motiva e prolonga a estadia dos visitantes, consolidando nosso Estado como destino turístico-cultural de excelência”, ressaltou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

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IMPACTO NO SETOR – Os reflexos positivos também foram celebrados pelos sindicatos e associações ligadas ao setor do turismo. Durante uma parte da programação, a rede hoteleira chegou a registrar quase 100% de ocupação devido a diversos eventos que aconteciam na cidade, entre eles, o Festival de Curitiba.

“Graças ao apoio e iniciativas vindas do poder público, há um incentivo para que Curitiba esteja na rota de grandes eventos e programações. É necessário que tenhamos cada vez mais festivais deste porte, porque eles geram emprego e renda a diversos setores”, disseFábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).

PROMOÇÃO TURÍSTICA – Durante a intensa programação, o Viaje Paraná contou com estandes de promoção e divulgação dos atrativos turísticos estaduais, um deles no Teatro Guaíra, palco de grandes apresentações do circuito principal do festival.

Os outros dois estandes do turismo estadual estavam acessíveis no Risorama – evento em formato de comedy club que reuniu 8,1 mil pessoas em oito sessões – e no Gastronomix, programação gastronômica que recebeu 7 mil visitantes, com 16 horas de música ao vivo e o consumo de 2,25 toneladas de alimentos, em pratos preparados por chefes renomados do cenário nacional.

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A gerente de Eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso, explica o motivo do órgão apoiar de maneira inédita o Festival. “O apoio é importante, porque a cultura é indutora do turismo. Aquela pessoa que vem a Curitiba para assistir, não apenas as peças de teatro, mas também acompanhar o Risorama e o Gastronomix, sempre acaba visitando pontos turísticos, muitas vezes ampliando a estadia para visitar os atrativos. Ou seja, ela movimenta a economia local, gerando emprego e renda para a população, através da atividade turística”, explicou.

MOVIMENTO INTENSO – A Mostra Fringe também foi um dos pilares desta edição, reunindo 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e outros cinco países, ocupando nove praças em Curitiba e chegando a quatro municípios da Região Metropolitana. Ela é uma mostra aberta, em que companhias profissionais e estudantes de teatro, circo, música e dança, do Brasil e Exterior, participam por meio de inscrições voluntárias, recebendo apoio do evento. 

O público infantil também teve protagonismo com o Guritiba, que vendeu mais de 2 mil ingressos e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou outras 2 mil crianças da rede pública ao Teatro Positivo. Além disso, o tradicional show de variedades Mish Mash reuniu cerca de 3 mil pessoas em duas sessões regulares, uma extra e um ensaio aberto.

“O Festival de Curitiba apresenta, para a cidade, para o Brasil e para quem se interessa por arte, as inúmeras possibilidades que ela traz, atingindo todos e cada um”, destacou Leandro Knopfholz, diretor do evento.

Fonte: Governo PR

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Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

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O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

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VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

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Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

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