NOVA AURORA

PARANÁ

Com mercado aquecido, Agência do Trabalhador da Cultura ofertou mais de cem vagas em 2023

Publicado em

O mercado da chamada economia criativa está bastante aquecido e o termômetro com o qual o Estado do Paraná mede essa temperatura é a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), por onde passam empregadores e pessoas que buscam oportunidade de emprego.

Só este ano, até esta quinta-feira (26), já foram disponibilizadas pela ATC, que tem sede em Curitiba, 102 vagas em diversos setores. As principais demandas de mão de obra estão no artesanato (20,6%), nas áreas correlatas à cultura como entretenimento e recreação (15,7%), e artes cênicas, arquitetura e publicidade (as três com 10,8%).

O número de postos de trabalho ligados à economia criativa no Brasil chegou a 7,9 milhões no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2021. Isso representou a abertura de 600 mil vagas no setor, segundo levantamento do Observatório Itaú Cultural com dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

“Além de estarmos sentindo esse aquecimento do mercado na prática, nós fazemos a busca ativa junto às empresas do setor criativo para trazer as oportunidades para dentro da Agência. Dessa forma criamos esse vínculo com os empregadores e fortalecemos a nossa posição de hub do trabalho criativo no Paraná”, afirma André Avelino, coordenador de Ação Cultural e Economia Criativa da Secretaria estadual da Cultura (SEEC).

Leia Também:  Com mutirões, Sanepar retira 1,7 tonelada de lixo de Morretes e Guaraqueçaba

Trabalhadores e trabalhadoras que querem acessar as vagas disponíveis na ATC podem se dirigir até a agência no Centro de Curitiba ou entrar em contato por meio do WhatsApp. As vagas disponíveis são publicadas nas redes sociais da Cultura Paraná. Empresas e produtoras que têm vagas disponíveis também podem acessar a ATC por meio desses canais.

SOBRE A ATC – Lançada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador no Brasil voltado exclusivamente para o mercado de trabalho criativo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. 

A ATC funciona em anexo à Secretaria da Cultura e promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado.

Leia Também:  Após três anos, programa de robótica da rede estadual alcança 1,6 mil escolas

Confira a distribuição de vagas da ATC ofertadas por área:

20,6% de artesanato

15,7% de áreas correlatas

10,8% de artes cênicas

10,8% de arquitetura

10,8% de publicidade

4,9% de turismo cultural

5,9% de design

2% de dança

2,9% de artes visuais

3,9% de moda

1% de música

2% de literatura

2% de gastronomia

2,9% de audiovisual

3,9% de eventos

Serviço:

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Saldanha Marinho, 240, Centro, Curitiba

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governo inicia mais uma missão internacional com visita a feira de negócios na China

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 18 de setembro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA