NOVA AURORA

PARANÁ

Com ingressos gratuitos, Teatro José Maria Santos recebe história de amor e revolução

Publicado em

O Teatro José Maria Santos, que integra o Centro Cultural Teatro Guaíra, recebe a nova temporada do espetáculo “algo pasa aqui”, com quatro apresentações, todas gratuitas, entre quinta-feira e domingo (26 a 29 de setembro). O espetáculo foi indicado em 2023 ao Troféu Gralha Azul, uma das mais importantes premiações do teatro paranaense, nas categorias de cenografia e iluminação.

O projeto é uma parceria entre a Companhia Projétil de Teatro e a Teatro Secalhar. As sessões acontecerão na quinta, às 19h30, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação. Haverá intérprete de Libras nos dias 26 e 29. 

Após a estreia, na quinta, haverá um bate-papo aberto com o tema “Tendências do Teatro Latino-Americano Contemporâneo”.

ENREDO – Com dramaturgia de Vinicius Medeiros e direção de Fernando Vettore, “algo pasa aqui” é uma narrativa instigante de amor e revolução, estrelada pelos atores Igor Kierke e Paulo Soares. A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país.

Leia Também:  Dias frios: alimentação deve manter legumes e frutas e dispensar ultraprocessados

O pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latino-americanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso. Essa insurgência faz com que a relação dos dois, até então privada, adentre o terreno coletivo da rua, ampliando e escancarando o aspecto político desse encontro.

Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, Secretaria da Cultura do Paraná e Governo Federal.

Serviço:

“algo pasa aqui”

26 de setembro, às 19h30

27 e 28 de setembro, às 20h

29 de setembro, às 19h

Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655, Centro, Curitiba

Ingressos: gratuitos, retirada uma hora antes de cada sessão na bilheteria (sujeito à lotação)

Sessões com Libras: 26 e 29/09

Bate-papo pós-espetáculo: “Tendências do Teatro Latino-Americano Contemporâneo” (apenas no dia 26).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Secretaria da Saúde capacita profissionais sobre a Nova Lei de Licitações

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA