17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril

    Publicado em

    Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. 

    A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras. Ela foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

    As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

    Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete.

    Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

    Leia Também:  Rodovia entre Bragantina e Assis Chateaubriand recebe investimento de R$ 1,1 milhão

    “São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

    PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

    Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

    Leia Também:  Governo manda para Assembleia Legislativa projeto de aumento do Salário Mínimo Regional

    PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

    Confira a programação:

    26 a 27/05 – Umuarama

    02 a 03/06 – Cianorte

    01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

    29 a 30/07 – Litoral

    04 a 05/08 – Curitiba

    19 a 20/08 – Pato Branco

    02 a 03/09 – Cornélio Procópio

    10 a 11/09 – Ponta Grossa

    16 a 17/09 – Campo Mourão

    02 a 03/10 – Ivaiporã

    07 a 08/10 – Londrina

    15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Apoio Governo às IGRs do Turismo é destaque em encontro de cinco estados

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Asfalto Novo, Vida Nova: Governo orienta municípios para acelerar liberação dos recursos

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA