NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco no pré-natal, Saúde promove capacitação para profissionais da Grande Curitiba

Publicado em

O Paraná é o estado que mais realiza consultas pré-natal por gestante. Em um contexto de 140 mil nascidos vivos ao ano, 86,10% das gestantes realizaram sete ou mais atendimentos até o nascimento do bebê. O número é maior que o estabelecido como recomendado pelo Ministério da Saúde, que orienta no mínimo seis consultas. Depois do Paraná estão São Paulo (81,70%), Santa Catarina (81,70%) e Rio Grande do Sul (81,40%).

Com foco em aprimorar ainda mais esse cuidado e garantir um atendimento de qualidade em tempo oportuno às gestantes de todo Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir desta terça-feira (26), o Curso de Qualificação da Assistência Pré-Natal em APS. A atualização, que reúne cerca de 400 pessoas profissionais da Atenção Primária da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, no Teatro Positivo, em Curitiba, segue até junho.

“Somos destaque nacional não só no número de consultas pré-natal, mas também nas consultas e disponibilização dos exames laboratoriais e ultrassonográficos. Esse tipo de evento fortalece ainda mais o atendimento prestado à população do Estado, especialmente às mães e crianças paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.  

O Paraná possui a Linha de Cuidado Materno Infantil, que prevê um conjunto de serviços e ações com o objetivo de assegurar às gestantes o acesso, o acolhimento e a resolutividade, por meio de um modelo de atenção voltado ao pré-natal, parto, nascimento seguro e puerpério, garantindo o desenvolvimento saudável das crianças nos seus dois primeiros anos de vida. Essa Linha de Cuidado faz parte da política estadual de saúde e ainda tem estratificação de risco, ferramentas de apoio e estratégias de atendimento.

Leia Também:  Fórum sobre hidrogênio renovável terá anúncio de plano de Estado na área e painéis temáticos

“Para que as ações de fortalecimento e capacitação sejam efetivas, precisamos que todos esses profissionais estejam envolvidos no novo pacto para redução da mortalidade materna infantil no Estado. Além do governo, é preciso o envolvimento da sociedade civil organizada com ênfase na atuação profissional em cada Unidade Básica de Saúde para que então, possamos de fato atender e acompanhar as mulheres durante todas as fases da gestação”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

CAPACITAÇÃO – A qualificação compreende nove encontros, sendo dois presenciais e os demais on-line de forma simultânea e conta com apoio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Dentre os temas abordados estão: acolhimento, manejo da sífilis, toxoplasmose, infecção urinária, medicações recomendadas e proibidas na gestação, entre outros. A capacitação permite a interação de todos os alunos e dúvidas posteriores que possam surgir.

Leia Também:  Policiais militares levam tranquilidade para os foliões em Guaratuba

Em 2022 já foram capacitados profissionais da 6ª RS (União da Vitória), 16ª RS (Apucarana) e 22ª RS (Ivaiporã). Em 2023, o atendimento envolveu as equipes da 1ª RS (Paranaguá), 3ª RS (Ponta Grossa), 4ª RS (Irati), 11ª RS (Campo Mourão), 13ª RS (Cianorte), 14ª RS (Paranavaí) e 18ª RS (Cornélio Procópio). Além da 2ª RS Metropolitana, o treinamento irá acontecer em 2024 também na 10ª RS (Cascavel) e 12ª RS (Umuarama), o que representa um alcance de cerca de 700 profissionais.

“As capacitações representam um momento de fortalecimento entre a gestão estadual e os profissionais que de fato executam as ações, isso nos permite a manutenção de estratégias úteis aos profissionais e revisão daquelas que são necessárias, além de aprimorar a cooperação e papel enquanto Rede de Atenção à Saúde do Estado”, ressaltou a chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi.

PACTO – Em dezembro do ano passado, durante o evento Saúde em Movimento, realizado pela Sesa em Foz do Iguaçu, o governador Ratinho Junior formalizou o Pacto para Redução da Mortalidade Materna e Infantil, com a adesão de 17 instituições, que assumem o compromisso de reduzir em 10% os indicadores de mortalidade materno-infantil no Paraná até 2027.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Cristina Beltrami é escolhida pelo público e recebe menção honrosa em exposição no BRDE

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Porto de Paranaguá registra maior embarque diário de granéis

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA