NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na qualificação, Paraná participa da Conferência Nacional de Saúde Mental

Publicado em

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores/prestadores e trabalhadores da Linha de Cuidado em Saúde Mental do Paraná participam nesta semana, em Brasília, da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O evento que é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde, e reúne os 64 delegados eleitos durante a V Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada em outubro de 2022 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os participantes levaram para discussão nacional as 12 propostas de ação eleitas para ampliação dos serviços de Saúde Mental no Estado. 

O tema principal é “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. O objetivo é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. A conferência segue até quinta-feira (14) e reúne 2 mil pessoas.

O encontro aborda ainda temas como recursos financeiros, educação continuada e permanente, controle social, cuidado no território, planejamento e monitoramento da política pública, fortalecimento e os desafios para o cuidado psicossocial.

Leia Também:  Tecpar lança programa que certifica projetos e empresas para redução de carbono

“O debate em torno da saúde mental em todo Brasil é fundamental para o avanço das políticas públicas que tratam deste tema. O Paraná tem a premissa do cuidado em liberdade, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços cada vez mais fortalecidos e qualificados”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

“Este é um espaço privilegiado de discussão, principalmente com os delegados presentes de todos os estados da federação, inclusive os do Paraná, para que possamos reunir estratégias e aprovar uma política nacional de cuidado e atenção às pessoas com transtornos mentais”, acrescentou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

FEIRA – Durante a Conferência, a Sesa participa da Feira de Economia Solidária. A proposta é a organização do trabalho pautada na solidariedade, democracia, valorização do ser humano e respeito com o meio ambiente.

Os trabalhadores envolvidos com empreendimentos solidários se organizam por meio de cooperativas, associações, grupos de geração de trabalho e renda, clubes de trocas, empresas autogestionárias, redes solidárias, etc. Esses empreendimentos funcionam por meio da autogestão, na qual seus integrantes decidem de maneira democrática e igualitária, a partir de seu voto, os caminhos do empreendimento. O stand do Paraná levou artesanatos em madeira, arames, trança nagô, panos de prato entre outros.

Leia Também:  Turismo rural técnico-científico do Paraná atrai grupo de 26 produtores franceses

CUIDADO – A Linha de Cuidado em Saúde Mental no Paraná é composta por todos os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). São 155 Caps (Centros de Atenção Psicossocial), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), cinco Unidades de Acolhimento, 45 ambulatórios, além dos 14 Serviços Residenciais Terapêuticos, 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM) e dos 1.609 leitos em hospitais especializados em psiquiatria. 

Nos hospitais gerais existem 73 leitos de saúde mental. Todos os leitos oferecem tratamento para casos graves relacionados aos transtornos mentais e ao uso de álcool e outras drogas, em especial de abstinências e intoxicações severas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estratégia e gestão: curso superior de polícia forma 35 oficiais da PM e dos Bombeiros

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Secretaria da Saúde emite nota técnica para prevenção da febre maculosa no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA