NOVA AURORA

PARANÁ

Com estrelas internacionais, Paranaguá recebe Copa Mundo do Futsal

Publicado em

Começa nesta segunda-feira (15), às 20h, mais uma edição da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, com a participação das 15 principais equipes nacionais e internacionais. A competição, que conta com apoio do Governo do Estado e reuniu milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon em 2022, terá novamente Paranaguá como sede.

A abertura contará com o Futsal das Estrelas, protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. “O futsal é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e é muito apoiada aqui no Paraná. A vinda do craque Falcão motiva esses jovens para que o Paraná continue à frente com toda essa tradição que tem no futebol de salão”, enfatiza o secretário estadual do Esporte Helio Wirbiski

As equipes nacionais confirmadas são Rio Branco Futsal (Paranaguá), JEC/KRONA (Santa Catarina), Magnus Futsal (Sorocaba), Criciúma Futsal (Santa Catarina), classificadas na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju.

As internacioais são Barcelona (Espanha), campeã mundial da edição 2022 da competição, Palma Futsal (Espanha), Hakoah (Austrália), Alma Futsal (Japão), Pacífico Futsal (Argentina), New York Equador (EUA), Torpedo Futsal (Rússia), Atlas Futsal (Colômbia), Olímpia Futsal (Paraguai), Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).

Leia Também:  Inscrições para o Vestibular UEL 2024 começam em 24 de julho

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou o fato de o município sediar a competição novamente. “Sabemos o quão grandioso é este evento e poder ser sede da competição é muito gratificante para todos nós. Esse ano, além de receber o Mundial Masculino Sub-21, também receberemos o Mundial Feminino da mesma categoria, o que mostra que nosso município está apto para abrigar grandes competições como esta”, destacou.

INGRESSOS – Nesta segunda, excepcionalmente na abertura, a entrada do público será mediante a entrega de 1 quilo de ração para posterior doação a instituições de proteção aos animais. Nas demais datas, para obter o ingresso basta doar 1 quilo de alimento (exceto sal, açúcar e fubá) diretamente na Arena Albertina Salmon. Todos os alimentos arrecadados durante a competição serão destinados para entidades sociais. Confira AQUI a programação.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Em 2022, mais de 164 milhões de pessoas foram impactadas com a cobertura do evento e, para 2023, a SporTV  transmitirá cinco jogos, ampliando ainda mais a visibilidade da competição, destacando a Cidade Mãe do Paraná.

Leia Também:  Governo e prefeitura de Curitiba fazem parceria para difundir combate à corrupção

Para o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, a competição atravessa diversas barreiras e vai muito além do esporte. “A Copa Mundo do Futsal é uma competição esportiva de nível internacional que vai muito além do esporte. Ano passado, Paranaguá parou com a realização do evento e, para este ano, nosso objetivo é fazer com que seja ainda melhor. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, afirmou.

O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade, falou sobre a estrutura do município para sediar a competição, tendo em vista o potencial turístico, comercial e hoteleiro da cidade, além da aderência da população ao evento.

“Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio, e aqui em Paranaguá nós encontramos tudo isso, assim como o envolvimento e comprometimento de todos da cidade diretamente ligados ao evento do ano passado, a torcida comparecendo”, comentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Mais jovem doutora do País em sua área de estudos, egressa da UEL recebe homenagem

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Civil elucida homicídio em Paranaguá em menos de 12 horas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA