NOVA AURORA

PARANÁ

Com estrelas internacionais, Paranaguá recebe Copa Mundo do Futsal

Publicado em

Começa nesta segunda-feira (15), às 20h, mais uma edição da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, com a participação das 15 principais equipes nacionais e internacionais. A competição, que conta com apoio do Governo do Estado e reuniu milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon em 2022, terá novamente Paranaguá como sede.

A abertura contará com o Futsal das Estrelas, protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. “O futsal é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e é muito apoiada aqui no Paraná. A vinda do craque Falcão motiva esses jovens para que o Paraná continue à frente com toda essa tradição que tem no futebol de salão”, enfatiza o secretário estadual do Esporte Helio Wirbiski

As equipes nacionais confirmadas são Rio Branco Futsal (Paranaguá), JEC/KRONA (Santa Catarina), Magnus Futsal (Sorocaba), Criciúma Futsal (Santa Catarina), classificadas na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju.

As internacioais são Barcelona (Espanha), campeã mundial da edição 2022 da competição, Palma Futsal (Espanha), Hakoah (Austrália), Alma Futsal (Japão), Pacífico Futsal (Argentina), New York Equador (EUA), Torpedo Futsal (Rússia), Atlas Futsal (Colômbia), Olímpia Futsal (Paraguai), Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).

Leia Também:  Por boas práticas regulatórias, Agepar recebe certificações ouro e prata do governo federal

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou o fato de o município sediar a competição novamente. “Sabemos o quão grandioso é este evento e poder ser sede da competição é muito gratificante para todos nós. Esse ano, além de receber o Mundial Masculino Sub-21, também receberemos o Mundial Feminino da mesma categoria, o que mostra que nosso município está apto para abrigar grandes competições como esta”, destacou.

INGRESSOS – Nesta segunda, excepcionalmente na abertura, a entrada do público será mediante a entrega de 1 quilo de ração para posterior doação a instituições de proteção aos animais. Nas demais datas, para obter o ingresso basta doar 1 quilo de alimento (exceto sal, açúcar e fubá) diretamente na Arena Albertina Salmon. Todos os alimentos arrecadados durante a competição serão destinados para entidades sociais. Confira AQUI a programação.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Em 2022, mais de 164 milhões de pessoas foram impactadas com a cobertura do evento e, para 2023, a SporTV  transmitirá cinco jogos, ampliando ainda mais a visibilidade da competição, destacando a Cidade Mãe do Paraná.

Leia Também:  Exportações de carne pelo Porto de Paranaguá cresceram cerca de 13% em 2022

Para o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, a competição atravessa diversas barreiras e vai muito além do esporte. “A Copa Mundo do Futsal é uma competição esportiva de nível internacional que vai muito além do esporte. Ano passado, Paranaguá parou com a realização do evento e, para este ano, nosso objetivo é fazer com que seja ainda melhor. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, afirmou.

O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade, falou sobre a estrutura do município para sediar a competição, tendo em vista o potencial turístico, comercial e hoteleiro da cidade, além da aderência da população ao evento.

“Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio, e aqui em Paranaguá nós encontramos tudo isso, assim como o envolvimento e comprometimento de todos da cidade diretamente ligados ao evento do ano passado, a torcida comparecendo”, comentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paranaguá deve registrar aumento na importação de fertilizantes nos próximos três meses

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Com 1,5 mil casos no Samu em 2024, Saúde dá dicas sobre engasgos de bebês e crianças

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA