NOVA AURORA

PARANÁ

Com cultivares, IDR-Paraná marca presença no Show Rural Coopavel de Inverno

Publicado em

As novidades para o cultivo de trigo, triticale, aveia e plantas de cobertura são o tema do Show Rural Coopavel de Inverno, que vai ser realizado de 27 a 29 de agosto, no Parque Tecnológico da cooperativa, em Cascavel. O evento vai contar com a participação de 42 expositores, entre os quais o IDR-Paraná. O instituto vai apresentar cultivares e forrageiras para os produtores que visitarem o evento. Os extensionistas e pesquisadores prestarão esclarecimentos, bem como vão demonstrar a resposta dessas forrageiras a diferentes manejos, com diferentes períodos de pastejo.

Uma novidade desta edição é a apresentação do Show Rural Agroecológico, que envolve vários parceiros, em especial a Itaipu Binacional e a Fapeagro. As três instituições desenvolveram o projeto Vitórias (Vitrines Tecnológicas de Orientação para a Agroecologia e Sustentabilidade). Ele tem a duração de três anos e atua em diversas frentes, de plantas medicinais à construção de espaços didáticos para a apresentação de tecnologias de produção sustentável para os agricultores.

Neste ano o IDR-Paraná também vai apresentar ao público a variedade de trigo IPR Batovi, e o triticale IPR Goitacá. Ainda serão divulgados dois materiais de material forrageiro. Um deles recomendado para o uso exclusivo como pré-secado e um outro voltado ao pastejo. Algumas variedades de aveia já conhecidas como a IPR Suprema, a IPR Esmeralda, a Iapar 61 e a Cabocla também poderão ser conhecidas pelos visitantes. Outra atração é uma variedade de Centeio.

Leia Também:  476 pessoas privadas de liberdade tiveram documentos regularizados no Paraná

Outro tema de interesse para o produtor será o uso de plantas de cobertura. Os extensionistas e pesquisadores vão conversar com produtores a respeito da importância dessa prática para o sistema de produção. Hoje já se sabe que as plantas de cobertura dispõem matéria orgânica para o solo, contribuindo para a sua estruturação. A prática de usar essas variedades também aumenta a retenção de água no solo e contribui para aumentar sua porosidade. Além disso, a decomposição dessas plantas liberam nutrientes para o solo e lavouras.

A intenção é orientar os visitantes a respeito da importância desse “mix” de plantas, além de prestar informações sobre qual a melhor combinação de variedades para o produtor.

O Show Rural Coopavel de Inverno acontece no Parque Tecnológico da Coopavel, km 577 da BR-277, em Cascavel. A abertura dos portões, diariamente, será às 8h30. Não haverá qualquer custo para entrar no parque e ter acesso às novidades nem para utilizar vagas do estacionamento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ganhando o Mundo: diretores retornam do Chile com novas ideias para a educação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Novo regente da Orquestra e exposições históricas estão na programação cultural da semana

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA