NOVA AURORA

PARANÁ

Com cruzeiros e Verão Maior, turismo cresce 2% no Paraná em janeiro, aponta IBGE

Publicado em

Puxado pela grande programação do Verão Maior Paraná e os cruzeiros marítimos, o Paraná registrou crescimento de 2% no turismo em janeiro deste ano, no comparativo com dezembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o maior resultado do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram recuos de 6,2% e 1,1%, respectivamente) e também ficou acima da média nacional, que caiu 0,8% no período.

No comparativo com janeiro de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 2,8%, enquanto a média nacional do período ficou em 0,5%. Esse número está na esteira do aumento de circulação de turistas, principalmente estrangeiros. O Paraná foi um dos estados que mais recebeu turistas de outros países em janeiro. No primeiro mês do ano, 164.530 visitantes de outros países escolheram conhecer os atrativos paranaenses de Leste a Oeste. Com isso, o Estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 265.719 turistas estrangeiros, e de São Paulo (179.749).

Leia Também:  Com aumento de efetivo, PM inicia operação para reforçar fiscalização de áreas estratégicas

Além do turismo, os dados da PMS apontam um crescimento de 1,5% em janeiro na soma de todos os segmentos de serviços, como academias, salões de beleza e empresas de transporte, em relação a dezembro. O País cresceu 0,7% no mesmo recorte. No comparativo com janeiro de 2023, o setor cresceu 10,7% no Paraná, quase três vezes a mais do que a média nacional, de 4,5%.

Foi a terceira alta consecutiva do Paraná no setor, após os aumentos de 2,6% em novembro e 1% em dezembro, sempre em relação ao mês anterior. O Estado fechou o ano passado com crescimento de 11,3% no setor, o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso (16%).

Além do turismo, serviços de informação e comunicação, como operadoras de TV e atividades de rádio (17%), transporte e serviços auxiliares, como passagens aéreas, estacionamento de veículos e táxis (11,4%), serviços administrativos, profissionais e complementares, como agências de publicidade, escritórios de engenharia e arquitetura e agências de viagens (8,3%), serviços prestados às famílias, como cabeleireiros, parques temáticos e lavanderias (4%) e outros serviços (1,7%) também mostraram crescimentos. A lista completa dos setores está AQUI.

Leia Também:  Governo entrega primeira sede própria do Conselho Tutelar de Campo Largo

LEVANTAMENTO NACIONAL – De acordo com o IBGE, o setor de serviços está 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 (auge da série histórica). O avanço nacional em janeiro também foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas. com destaque para o avanço informação e comunicação (1,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Festival das Águas atrai veranistas e movimenta o turismo em Antonina

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com aumento de efetivo, PM inicia operação para reforçar fiscalização de áreas estratégicas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA