NOVA AURORA

PARANÁ

Com contêineres inteligentes, Recicla Paraná chega a Ponta Grossa, nos Campos Gerais

Publicado em

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ganhou nesta terça-feira (15) o primeiro ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, no Parque Ambiental (Centro). O projeto, chamado de Recicla Ponta Grossa, se utiliza de contêineres inteligentes e instalados nesta terça-feira (15) no Parque Ambiental (Centro). A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o projeto Recicla Paraná, que visa, entre outros objetivos, a promoção da cadeia ética de reciclagem, a transformação de hábitos e o incentivo à geração de renda.

A iniciativa faz parte da contrapartida social aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, e funciona em parceria com a So+Ma Negócios Inclusivos e Heineken Brasil.

Ponta Grossa é o primeiro município a receber o ponto de coleta, já com o novo sistema do projeto que visa promover a inclusão social e ambiental por meio de um programa de vantagens. Ou seja, os resíduos recicláveis viram pontos no aplicativo Recicla PG, que podem ser trocados por produtos e benefícios em estabelecimentos cadastrados. O App já está disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos como a Google Play Store e a App Store. Outros dois pontos de coleta ainda serão instalados no município nos próximos meses, além do projeto de capacitação de catadoras, o Empreendedoras da Reciclagem.

Leia Também:  Festivais e salas de cinema: Cultura coloca novos editais da Lei Paulo Gustavo em consulta

Os contêineres são gerenciados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva) em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. A estrutura conta com sistema inteligente que identifica os usuários e registra os resíduos entregues por meio do aplicativo.

Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto explica que os ecopontos vão impactar positivamente na melhoria da coleta seletiva e no trabalho dos catadores e recicladores, promovendo a capacitação para mais de 100 pessoas da região. O projeto, segundo ele, será estendido para mais municípios do Paraná ainda em 2025.

“O que estamos fazendo é fomentar essa cadeia, dar condições para que esses coletores de reciclagem possam realizar seu trabalho com todas as condições possíveis, chamando a população a participar da reciclagem”, afirma Andreguetto.

De acordo com dados da Sedest, o Paraná conta com aproximadamente 443 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, a maior parte mulheres.

Leia Também:  Abril Azul: Governo do Paraná promove seminário sobre direitos da pessoa autista

APLICATIVO – A So+Ma é uma das executoras da iniciativa e visa, com a tecnologia desenvolvida para o App, a ampliação da taxa de reciclagem e maior engajamento da população, com dados transparentes e indicadores de impacto socioambiental.

“Em um primeiro momento as pessoas querem os benefícios, mas, com o tempo, isso vai se transformando. O fato é que o aplicativo passa a materializar todo o impacto ambiental, toda economia gerada, e para onde está indo esse material. A partir disso, as pessoas passam a entender que são atores empoderados para fazer a transformação” destaca a CEO da So+Ma, Cláudia Pires.

Com participação em atividades que incentivem o consumo e descarte corretos, a Heineken Brasil é parceira e patrocinadora do Recicla PG. “Nada mais adequado do que lançar uma iniciativa que possa trazer uma solução para o consumidor, para cidade e para os catadores de materiais recicláveis. A nossa responsabilidade como companhia é continuar fazendo o bem para a população por meio dos nossos produtos e projetos”, ressalta a diretora de Sustentabilidade da empresa, Lígia Camargo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado contrata consultoria para mapear os pontos críticos da Estrada da Graciosa

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  De olho no clima: oscilação de temperaturas deve reforçar cuidados com a saúde

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA