NOVA AURORA

PARANÁ

Com compensação, IAT autoriza construção do novo Colégio Aníbal Khury, em Guaratuba

Publicado em

A prefeitura de Guaratuba recebeu, nesta quinta-feira (08), das mãos do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, a Autorização Florestal para a viabilização da construção do novo prédio do Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury. O espaço terá 7.560 metros quadrados, no bairro Coroados.

A Autorização Florestal foi solicitada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com a adequação da documentação necessária para a supressão da vegetação existente no local.

O documento prevê as espécies que podem ser retiradas, com a compensação ambiental de reflorestamento em dobro. O documento também proíbe intervenções em Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, assim como a retirada de espécies ameaçadas de extinção.

“Orientamos a apresentar um inventário florestal da área, além de documentos como Decreto de Utilidade Pública, para viabilizar a supressão de vegetação local”, destacou o chefe do Escritório Regional do IAT no Litoral, Altamir Hacke.

Everton Souza conheceu a estrutura atual do colégio e reconheceu a precariedade que os alunos se deparam no dia a dia. De acordo com a pedagoga da unidade, além das salas dividirem espaço com a biblioteca, existem problemas de goteiras. O espaço também carece de laboratórios.

Leia Também:  Inserção de Paranaguá na rota de turismo de cruzeiros motiva empresários locais

“Um dos maiores problemas que tínhamos para uma estrutura nova em um novo lugar era a questão ambiental. Fizemos um esforço e agora vamos viabilizar a obra”, disse Souza.

“Todos sabiam da necessidade de uma nova estrutura para mais de 500 alunos no bairro Coroados e que não saía do papel por burocracias no processo da licença ambiental. Conseguimos regularizar a situação e tiramos um sonho do papel”, disse o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus. 

AUTORIZAÇÃO – A emissão da Autorização Florestal leva em consideração a obra de baixo impacto ambiental e também de utilidade pública e interesse social, condicionantes que permitem a supressão de vegetação.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Procon-PR faz mutirão online de renegociação de dívidas

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Governo do Estado autoriza R$ 13,6 milhões para obras em três municípios do Sudoeste

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA