NOVA AURORA

PARANÁ

Com chuvas intensas no verão, alertas da Defesa Civil ajudam a preparar rotina

Publicado em

Com a chegada do verão, nesta semana, as chuvas sempre se tornam mais intensas, podendo causar problemas como alagamentos e deslizamentos. Como forma de auxiliar a prevenir os danos e impactos das tempestades, as pessoas podem receber diretamente no celular as mensagens de alerta. A ideia é trabalhar com precaução.

Ao longo do ano de 2022, foram gerados 849 alertas, que se tornaram 514 milhões de SMS enviados para a população cadastrada no sistema. Estas mensagens chegaram a cerca de 573 mil pessoas.

Há várias maneiras de se cadastrar, sendo necessário informar apenas o CEP da residência ou do local de alerta: SMS, Telegram e agora por WhatsApp. Alertas de eventos com maior intensidade também são automaticamente divulgados pela TV por assinatura. Todas as informações sobre como realizar o cadastro também estão disponíveis no site da Defesa Civil Estadual.

SMS: envie uma mensagem de SMS para o número 40199, com o CEP da sua residência ou de outro local de interesse.

Leia Também:  Festas religiosas, ecoturismo e feira de inovação: veja o calendário turístico de outubro

Telegram: pesquise por “Defesa Civil Nacional” (@defesacivilbrbot) no aplicativo. Ao interagir com o número haverá várias opções para consultar ou se cadastrar para receber os alertas. Veja também o passo a passo neste link.

WhatsApp: cadastre o número (61) 2034-4611 no seu celular e mande um “oi”, durante a interação será necessário informar seu CEP para o cadastramento. Este sistema é uma novidade e ainda está passando por validação.

DICAS – Além dos alertas, a Defesa Civil informa a população como proceder após receber os alertas para os eventos de vendaval, granizo, deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada e tempestades de raios.

Por exemplo, ao receber um alerta de vendaval, deve-se buscar um abrigo seguro, preferencialmente edificações, e evitar permanecer debaixo de árvores até que o vendaval pare. E no caso de inundações deve-se evitar atravessar as áreas de maior fluxo d’água, a não ser que seja extremamente necessário.

VERÃO – Segundo o Simepar, o regime de chuvas deve se aproximar progressivamente da média climatológica, com distribuição irregular no tempo e no espaço, a exemplo dos eventos dos últimos meses, com tempestades intensas e rápidas.

Leia Também:  Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Boletim do IDR-Paraná analisa chuvas em junho e o reflexo na produção agrícola

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA