NOVA AURORA

PARANÁ

Com atrações para adultos e crianças, Estação Sanepar chega à Praia de Leste

Publicado em

O verão no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, ficará mais animado a partir desta quinta-feira (1o) com a chegada da Estação Sanepar e da mascote Sane. Instalada junto à Arena Praia de Leste e demais serviços do Governo do Estado, a Estação divulga informações sobre meio ambiente e saneamento de modo divertido para pessoas de todas as idades, especialmente para as crianças.

A tenda da Estação Sanepar funcionará na orla até domingo (4), em frente à Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Baronesa do Cerro Azul, das 8h as 12h e das 15h às 19h.

A partir de segunda-feira (5), a Estação Sanepar percorrerá as escolas de Pontal do Paraná, com atividades educativas. Em março, a seguirá para escolas de outros municípios do Paraná.

HERÓIS – Junto da Estação Sanepar, está sempre a mascote Sane, a Heroína da Água do jogo virtual “Bora Sanepar”, um aplicativo gratuito que ensina os cuidados com os recursos hídricos e o meio ambiente.

Leia Também:  Convivência pacífica: IAT alerta para preservação de gambás no período de reprodução

A gerente de Educação Socioambiental da Sanepar, Palloma Costa, explica que no jogo virtual existem outros heróis que lutam pelo meio ambiente. “Ali, no ambiente virtual, são propostos desafios divertidos que levam os jogadores a compreender as consequências de suas escolhas na vida real. É uma forma de conscientizar e de educar pela via lúdica”, destaca.

O “Bora Sanepar” é divulgado na Estação Sanepar e pode ser baixado em celular ou tablet Android.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Convivência pacífica: IAT alerta para preservação de gambás no período de reprodução

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com mercado aquecido, Agência do Trabalhador da Cultura ofertou mais de cem vagas em 2023

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA