NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, encontro de E-sports vai agitar o mundo gamer em Curitiba

Publicado em

O Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, será sede da 2ª edição do Encontro Paranaense de E-sports nos dias 7 e 8 de setembro. O evento apoiado pelo Governo do Estado, por meio do programa Proesporte, reunirá grandes nomes e entusiastas do esporte eletrônico, promovendo uma série de atividades, competições e discussões sobre o universo gamer.

A programação conta com palestras sobre tecnologias para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, streaming e criação de conteúdo, o futuro dos E-sports no Brasil, direito gamer e mercado de trabalho e negócios do esporte, além de concurso de cosplay, jogos grátis, exposição de videogames raros, entre outros.

“O evento reunirá a comunidade gamer e geek do Paraná e do Brasil, oferecendo uma variedade de atividades, palestras, workshops, feiras e torneios de esportes eletrônicos em um ambiente de aprendizado, competição, celebração e networking”, explica o presidente da Federação Paranaense de E-sports, Diego Pereira.

“É uma honra para o Governo do Estado, através do Proesporte, incentivar o evento, um apoio que ratifica o nosso trabalho e mostra para toda a comunidade esportiva que nossos editais são democráticos. Essa é uma iniciativa pioneira e temos orgulho de fazer parte dessa nação gamer. Espero que seja mais um grande evento assim como foi o primeiro”, disse Otávio Taguchi, coordenador do Proesporte. Confira AQUI a programação de palestras.

Leia Também:  Brinquedos feitos em unidades prisionais são doados para crianças de instituições do Litoral

PARANÁ GAMING TOURNAMENT – A Arena Gamer do Encontro Paranaense de E-Sports vai receber a disputa da fase final do PGT, torneio realizado pela Federação valendo título estadual nos jogos Counter Strike 2, League of Legends, Valorant e Free Fire. 

TRETA CHAMPIONSHIP – O maior torneio de jogos de luta da América Latina estará presente com mais de dez jogos em disputa, com destaque para o “Super Street Fighter 2 Turbo”, “The King of Fighters 2002”, “Street Fighter Alpha 2”, “Street Fighter 6”, “Mortal Kombat 1”, “Tekken 8”, “Guilty Gear Strive”, “Granblue Fantasy Rising”, “The King of Fighters XV”, “Smash Brothers Ultimate”, “Multiversus” e “Rivals of Eather 2”.

E-SPORTS – O cenário dos E-sports tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. No país, a projeção é que este mercado alcance uma receita de mais de US$ 3 bilhões em 2024, com uma base que ultrapassa os 150 milhões de pessoas que consomem algum tipo de jogo eletrônico. No Brasil, considerado o 6º mercado de E-sports do mundo, há mais de 30 milhões de entusiastas e jogadores, consolidando o país como um importante polo de desenvolvimento e consumo de jogos eletrônicos.

Leia Também:  Sanepar investiu R$ 1,74 bilhão nos sistemas de esgoto e água em 2022, recorde anual

Serviço:

Local: Complexo Esportivo Tarumã

Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – Tarumã – Curitiba

Data: 7 e 8 de setembro de 2024

Horário: 9h às 22h

Informações: www.esportsparana.com.br (inscrições PGT e TRETA, informações gerais e programação)

Ingressos AQUI

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Federação

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR reforça capacitação de policiais na reunião de abertura do Verão Maior Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Brinquedos feitos em unidades prisionais são doados para crianças de instituições do Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA