NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, 8ª Expo Motorhome vai movimentar Turismo Sobre Rodas no Paraná

Publicado em

Com apoio do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – acontece a 8ª edição da Expo Motorhome, na Expotrade Convention, Center em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, entre 13 e 17 de novembro. Com expectativa de atrair mais de 25 mil pessoas – conforme dados dos organizadores –, a feira é considerada a maior da América Latina dedicada a empresas e apaixonados pelas práticas do campismo e caravanismo, reunindo mais de 150 expositores.

A feira desempenha papel fundamental no fortalecimento do setor de motorhomes e do turismo sobre rodas, estimulando a inovação e permitindo ao consumidor final conhecer as mais recentes tecnologias do mercado. A expectativa para este ano é de atingir cerca de R$ 500 milhões em negócios movimentados.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, este é um segmento que vem se inovando no mercado. “O caravanismo, campismo e outras modalidades do turismo sobre rodas têm crescido muito no Brasil. Em âmbito estadual, esse recorte tem sido destaque por conta das inúmeras belezas naturais e paisagens que podem ser encontradas no Paraná”, disse.

“Além da grande movimentação financeira, do fluxo de turistas e visitantes que chegam para conhecer o que há de mais moderno neste mercado, a feira também abre um importante espaço de discussão sobre esse segmento, que movimenta muitos turistas e fomenta as economias regionais”, completou.

Leia Também:  Com convidados de destaque, Sinfônica do Paraná valoriza obras brasileiras neste domingo

FÓRUM – Simultâneo ao evento, acontece o 1° Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, nos dias 13 e 14. O objetivo do encontro é abrir um espaço de discussão, troca de experiências, produção científica e elaboração de políticas públicas ligadas à atividade.

A programação é um desdobramento do projeto de pesquisa sobre Caravanismo e Mobilidade Turística realizada pelo professor Luiz Ernesto Brembati, do curso de Turismo da UFPR, em parceria com o professor Walter Pablo, da Cátedra de Turismo Rural da Universidade de Buenos Aires-AR e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina – INTA.

Segundo o chefe do Departamento de Turismo sobre Rodas do Viaje Paraná, Valmir De Lara, o encontro ressalta os potenciais paranaenses dentro do segmento. “O Campismo e Caravanismo são referências dentro do Estado, por conta da grande movimentação financeira que acontece durante essas atividades. É ótimo ter espaços onde este tema é debatido, justamente pelo seu crescimento e sua importância para a atividade econômica, uma vez que o Paraná é rico em malha rodoviária, tornando-se um local propício para essa prática”, explica.

Leia Também:  MUPA celebra cultura ballroom com exibição de filme, mesa de conversa e performance

HISTÓRICO – A primeira edição do evento foi realizada em 2016, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), reunindo 49 expositores, 5,4 mil visitantes e, na área externa, 180 motorhomes, trailers e barracas. Desde então, a feira registra forte crescimento a cada edição, consolidando-se como a maior da América Latina dedicada aos apaixonados por campismo e caravanismo. A última edição, realizada em 2023, contou com 122 expositores e 20 mil visitantes, gerando mais de R$ 400 milhões de negócios.

Chegando a sua 8ª edição, a Expo Motorhome é uma experiência única para apaixonados por viagens, turismo e aventuras. Os visitantes têm a oportunidade de explorar vários veículos recreativos, conhecer fabricantes e o que há de mais moderno em termos de tecnologia e design de veículos ligados à atividade do campismo e caravanismo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Duplicação de rodovia em Ponta Grossa tem edital de anteprojeto homologado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com convidados de destaque, Sinfônica do Paraná valoriza obras brasileiras neste domingo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA