NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do CJAP, jovens do Paraná são destaque em concurso de arte internacional

Publicado em

Nove jovens do Paraná conquistaram posições de destaque no Concurso Internacional de Arte Infantil St. John’s Bridges, da República Tcheca. Entre os três primeiros lugares nas categorias Infantil, Juvenil e Jovens de Coração, eles representaram suas habilidades artísticas com a técnica de desenho, a convite do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), que mobilizou professores parceiros de todo o Estado para o envio dos trabalhos. A premiação ocorreu neste domingo (1º).

Os vendedores receberam certificado por e-mail e serão enviadas medalhas. Os desenhos também farão parte do acervo do concurso.

Além do envio físico das obras, o CJAP participou da organização, da transcrição entre os idiomas tcheco e português e do processo de inscrições dos participantes. A colaboração foi fruto do convite da coordenadora do Concurso Internacional de Arte LÍDICE no Brasil, Maria Luiza Malina, e da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková.

O diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vardanega Vidal, afirma que, ao abraçar a iniciativa, o Centro está alinhado com a própria cosmovisão sobre a arte da instituição. “Nosso conceito vai além de ser uma escola de arte infantojuvenil comum. Somos um centro cultural atento a encontrar o potencial de cada aluno e incentivar estes artistas, desde jovens, em todas as suas expressões”.

Adriana Dalazen Chichocki, coordenadora do Setor Educativo do CJAP, enfatizou a importância desse tipo de desafio para a instituição. “Um dos compromissos e visões do Centro Juvenil é proporcionar acesso à cultura, oferecendo oportunidades para crianças e adolescentes de todo o Paraná. Valorizar a arte paranaense e a produção artística dos jovens é nosso compromisso e parte da nossa missão”.

Leia Também:  Com Pró-Bio, IAT e Simepar ampliam parceria para conservação da natureza

VENCEDORA – Contemplando a temática do concurso “Pontes de São João”, que celebra o santo tcheco João Nepomuceno, e o subtema “Água”, a jovem curitibana Amaya Tiepolo Vasquez, de 17 anos, conquistou o 1º lugar na categoria Juvenil. Ela ressaltou a importância do CJAP na divulgação de concursos. “O incentivo é essencial para nós e a participação em competições é uma ótima forma de aprendermos a expressar ideias em um bom desenho”.

Amaya, que foi aluna da oficina de Desenho e Pintura do CJAP em 2023, também enfatizou a relevância das oficinas oferecidas pela instituição. “Eu aprendi coisas que não imaginava aprender e também me senti muito acolhida. Às vezes, no dia a dia do colégio, você não consegue encontrar um grupo para compartilhar seus interesses e aqui eu conheci muitas pessoas diferentes”.

“A arte vai além da técnica. Não é só saber escolher uma pose bonita e cores, é escolher o que transmitir, com emoção e forma. Uma cor às vezes colocada em algum local pode significar uma coisa, pode transmitir bons sentimentos, como pode também significar um estranhamento”, completa a estudante, que aplica os aprendizados do Centro em suas obras.

Talita Raqueli, mãe da artista, reconhece a importância das ações do Centro Juvenil de Artes Plásticas ao envolver os alunos em diferentes projetos. “O CJAP não apenas oferece cursos de qualidade, mas também abre portas. O apoio e incentivo que Amaya recebeu no Centro foram fundamentais para o desenvolvimento de suas habilidades, e também para a sua conquista no concurso”.

Leia Também:  Governo do Estado vai entregar quatro grandes obras rodoviárias no começo de 2025

Confira a lista dos ganhadores do Paraná (Tema “Pontes de São João” e Subtema “Água)

Categoria: 10 – 12 anos (Infantil)

1º lugar – Subtema Água – Amanda Messias, Pitanga

2º lugar – Subtema Água – Yara de Paula Bombarda, Iretama

3º lugar – Tema Pontes de São João – Yasmin Laurindo de Paula e Silva, Rebouças

3º lugar – Subtema Água – Vitória do Nascimento França, Iretama

Categoria: 13 – 16 anos (Juvenil)

1º lugar – Tema Pontes de São João – Amaya Tiepolo Vasquez, Curitiba

1º lugar  – Subtema Água – Luiz Henrique Merchiori, Balsa Nova

2º lugar – Tema Pontes de São João – Angélica Vitória Gomes, Curitiba 

2º lugar  – Subtema Água – Lívia Hortz, Curitiba

Categoria: Jovens de coração

1º lugar – Subtema Água – Vivian dos Santos Garcia, Tibagi

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Rua Mateus Leme, 56, São Francisco – Curitiba

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Informações: (41) 3223-3805

www.cjap.seec.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  DER/PR vai realizar audiência pública sobre conservação de 10 mil km de rodovias

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Copel ultrapassa a marca de 720 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA