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Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços

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Ao completar sete décadas de atuação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) acompanha o crescimento do Paraná, levando energia para indústrias, comércios, residências e propriedades rurais. A empresa, que nasceu no começo da década de 1950, quando o Estado tinha aproximadamente dois milhões de habitantes, hoje garante infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para uma população de mais de 11,5 milhões de pessoas e atua fortemente para impulsionar o crescimento de destaque na atividade econômica paranaense. Para dar este suporte de qualidade, a Copel investe permanentemente em novas tecnologias e digitalização dos seus serviços.

Ao todo, a Copel tem 5,2 milhões de ligações de energia cada vez mais digitalizadas, seja na interface de interação com o cliente, seja na operação das redes elétricas. A companhia tem 100% das subestações automatizadas e 9 mil pontos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição. A partir de 2021, a tecnologia da informação começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta quase um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

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Na área de atendimento ao cliente, mais de 2 milhões de unidades consumidoras já optam por receber a conta de luz por meio digital, e 1,7 milhão utilizam o aplicativo da Copel para celulares. A digitalização ainda favorece a transparência e o acesso a informações e serviços. A página da Copel na internet recebeu este ano a visita de 23 milhões de usuários ativos.

Estes números são fruto da atenção da empresa à crescente demanda por facilidade na hora de solicitar atendimentos. Nos últimos anos a concessionária aprimorou seus canais digitais, como o aplicativo, o portal na internet e o atendimento via WhatsApp. A abertura de possibilidade de pagamento das contas de luz via pix e cartão de crédito é outra iniciativa que busca dar mais flexibilidade à interação com o cliente.

Em 2023, mais um passo foi dado em direção à modernização do atendimento, com a contratação de um novo sistema para a gestão das informações baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. Para o consumidor final, isto trará maior praticidade na hora de gerenciar múltiplas contas, e mais agilidade na identificação das informações pela Copel.  

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O diretor-geral de Distribuição da Copel, Marco Antônio Villela, ressalta que os investimentos em tecnologia foram essenciais para esse avanço. “Nosso foco é oferecer uma experiência de atendimento que combine qualidade, rapidez e segurança. Os canais digitais garantem essa entrega e estão rapidamente transformando a experiência do cliente”, afirma.

CANAIS TRADICIONAIS – A modernização, no entanto, não exclui a importância dos canais tradicionais. As lojas físicas da Copel e o atendimento telefônico continuam em operação, oferecendo suporte para os consumidores que preferem ou precisam desses serviços, garantindo soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.

Fonte: Governo PR

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Em Japurá, Estado faz repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

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O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

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“Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”, completou ele.

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

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Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

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