NOVA AURORA

PARANÁ

Com 4,8 mil visitantes, Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em um único dia

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou na quarta-feira (12) o maior público de sua história num único dia: 4.800 visitantes. O recorde diário anterior foi em 28 de dezembro do ano passadio, também uma quarta-feira gratuita, com 4.175 visitantes. O aumento foi de 15% entre as duas marcas.

E não faltam atrações para conquistar ainda mais pessoas. Neste mês, até o dia 27, o MON está com uma intensa programação educativa de férias, que inclui oficinas, mediações e uma diversidade de ações para o público infantil e famílias. O museu oferece ainda seis novas mostras, inéditas, inauguradas recentemente, o que faz com que os mais de 15 espaços expositivos estejam ocupados simultaneamente. Vale lembrar que nas quartas-feiras a entrada é gratuita para todos os públicos.

As exposições atualmente em cartaz são: “Buraco no Céu”, de Túlio Pinto; “Pintura Vingada”, de Delson Uchôa; “Sou Patrono”; “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg; “África: Diálogos com o Contemporâneo”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo”; “Sonoridades de Bispo do Rosário”; “Tela”, de Leila Pugnaloni; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Serguei Eisenstein e o Mundo” e “Poty, Entre Dois Mundos”, além do “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.

FÉRIAS NO MON – As propostas pensadas especialmente para o mês de férias ocupam o Espaço de Oficinas, as salas expositivas e a área externa (gramado do Museu e vão-livre), dando oportunidade a novas experiências individuais, sensoriais e coletivas.

O objetivo é explorar algumas das diversas técnicas, linguagens, materiais e possibilidades que a arte proporciona. Durante as atividades, os participantes poderão experimentar o desenho, a colagem, a pintura, a fotografia, conhecer melhor as exposições em cartaz e ainda participar de um laboratório de produção de papel reciclado.

Leia Também:  Para fiscalizar excesso de carga, DER-PR ativa balanças nos Campos Gerais

Na intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes deverão obrigatoriamente ser acompanhados de um adulto responsável durante as atividades.

Para participar, é necessário adquirir ingressos de acesso ao MON (específicos para cada atividade), no valor de R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) ou isentos para crianças até 12 anos e maiores de 60. As atividades têm vagas limitadas.

Os ateliês abertos que acontecem na quarta-feira (dia em que a entrada é sempre gratuita) são isentos para todos e obedecem à ordem de chegada. Nas quartas-feiras, os ingressos (gratuitos) devem ser retirados diretamente na bilheteria e estão sujeitos à lotação de espaço.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Programação Férias no MON para os próximos dias:

15/7 – 10h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h)

Ateliê Aberto de Texturas

Leia Também:  Pesquisas do Paraná apontam como clima e queimadas impactam a biodiversidade

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 3 a 12 anos

Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito à lotação

19/7 – 10h30 às 16h30

Ateliê Aberto de Colagem (entrada permitida até as 16h)

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 3 a 12 anos

20/7 – Duas sessões: 13h30 às 15h e 15h30 às 17h

Desafios Fotográficos Divertidos

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 7 a 12 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades. É indicado trazer um celular com câmera fotográfica.

21/7 – 2 sessões: 10h às 12h e 14h às 16h

Laboratório de Experiências: “Fazendo Papel”

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 7 a 12 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades.

26/7 – 10h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h)

Ateliê sem Paredes

Ponto de encontro: Parcão

Público-alvo: todas as idades

Não é necessária inscrição prévia, basta chegar ao local e participar. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito à disponibilidade de material.

27/7 – 2 sessões: 13h30 às 15h e 15h30 às 17h

Que Dança a Escultura Dança?

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 6 a 10 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades.

Obs.: Para as atividades de quarta-feira e sábado: ingressos na bilheteria física. Para atividades de quinta e sexta-feira (duas sessões): ingressos no site do MON. Eles estarão disponíveis uma semana antes de cada atividade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Equipe do 3º CRBM da região Oeste conquista a liderança da competição Troféu Le Defi

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Curitiba sedia Circuito Brasileiro de Skateboarding neste fim de semana

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA