NOVA AURORA

PARANÁ

Com 3,3 mil procedimentos, atendimentos da PCPR crescem no Verão Maior Paraná

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou 3,3 mil procedimentos de polícia judiciária na primeira fase do Verão Maior Paraná, que acontece na região litorânea do Estado e na Costa Noroeste. O número refere-se ao período de 15 de dezembro de 2023 a 16 de janeiro de 2024. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (23). Na primeira etapa da temporada anterior foram 2,7 procedimentos – o crescimento foi de 22,2%.

A PCPR atua de forma intensa aumentando o efetivo regular para garantir maior segurança aos moradores e turistas, além prestar serviços de polícia judiciária e promover ações educativas. O reforço contempla os municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Porto Rico.

A Polícia Civil já concluiu 85% dos inquéritos policiais iniciados no período. Ao todo, há 605 instaurados e, destes, 519 já foram relatados, com todos os encaminhamentos realizados. Em relação à primeira fase do Verão Maior Paraná 2022/23, o incremento na instauração de inquéritos foi de 69%. Naquele período, eram 356 inquéritos instaurados e 296 relatados.

Foram registrados 1.440 boletins de ocorrência, além de solicitadas 159 medidas protetivas. O registro de boletins de ocorrência se manteve dentro de um mesmo padrão, com 1.440 nesta temporada e 1.473 na anterior, uma queda de 2,2%. Nas medidas protetivas a alta foi de 11,1% no comparativo (143 em 2022/2023).

Leia Também:  Feira do melado, porco no rolete e balonismo: veja o calendário turístico do Paraná em setembro

De acordo com o balanço, 386 pessoas foram presas e encaminhadas pelas forças de segurança para as Delegacias de Polícia que integram Verão Maior Paraná 2023/2024. São 81 prisões feitas exclusivamente pela PCPR, oriundas de operações de repressão qualificada com base em investigações policiais. No ciclo anterior foram 274 pessoas presas. A alta foi de 56,7%.

A Polícia Civil também elaborou 138 termos circunstanciados (+ 38%) e registrou 39 boletins de ocorrência circunstanciados (+105%). No mesmo período da temporada passada, foram elaborados 100 termos circunstanciados e registrados 19 boletins de ocorrência.

De acordo com o delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Fábio Amaro, os bons resultados são fruto do trabalho de uma equipe dedicada. “Isso também reflete a capacitação que nossos servidores tiveram antes de vir atuar na temporada, para atender o munícipe, o veranista da melhor forma. Nesta segunda fase continuaremos prestando um serviço de excelência, um serviço eficiente”, afirma.

INCINERAÇÃO – Durante estes 23 dias, a PCPR também incinerou 79,3 quilos de drogas. Entre os entorpecentes estão crack, maconha, cocaína, ecstasy e LSD, todos apreendidos em ações durante o Verão Maior Paraná 2023/24 pelas delegacias da PCPR em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Antonina, no Litoral do Estado.

Leia Também:  Roupa Nova e Hugo & Guilherme abrem shows do Verão Maior Paraná nesta sexta-feira

PCPR NA COMUNIDADE – Entre diversas atividades, o programa PCPR na Comunidade promove exposições nas praias paranaenses, com viaturas históricas e modernas, materiais de perícia papiloscópica, materiais táticos e armamentos. Durante os eventos, os policiais oferecem orientações sobre os serviços de polícia judiciária, distribuem pulseiras de identificação para as crianças e entregam materiais orientativos. Foram atendidas 19,7 mil pessoas, distribuídos 14,1 materiais, além de 3,1 mil pulseirinhas de identificação para crianças.

SEGUNDA FASE – Para a segunda fase do Verão Maior Paraná, que iniciou na semana passada, o efetivo regular em atuação no Litoral foi reforçado com mais policiais civis, entre delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas. As equipes vão atuar nas unidades dos mesmos municípios.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  BRDE anuncia nova edição do Labs para 2024 durante o Show Rural

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Paraná articula cooperação científica e tecnológica para o ensino superior com o Japão

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA