NOVA AURORA

PARANÁ

Com 2,1 mil vagas e maior oferta em alguns cursos, UEPG abre inscrições do Vestibular 2024

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu neste domingo (01) as inscrições para o Vestibular 2024. O vestibular acontece em 08 de dezembro, um domingo, em Ponta Grossa, Cascavel, Curitiba e Maringá. Nesta edição será oferecido um total de 2.145 vagas, das quais: 1.171 serão destinadas ao Vestibular, 545 para o Processo Seletivo Seriado (PSS) e 429 para a Prova Paraná Mais. 

As provas vocacionadas acontecem pela manhã, com duração de 3 horas. A abertura dos portões de acesso será às 8h, com fechamento às 8h30 e início das provas às 8h45. Pela tarde, acontecem as provas de conhecimentos gerais e redação – os portões abrem às 14h e fecham às 14h30, com início das provas às 14h45. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h de 08 de dezembro e o resultado da primeira chamada será publicado no dia 20 de dezembro. 

O período de inscrições vai de 1º a 30 de setembro, com uma taxa no valor de R$ 204,00 que pode ser paga até dia 07 de outubro. Os cursos de Licenciatura estão isentos do pagamento. Os candidatos poderão encontrar mais informações importantes nos manuais disponíveis no site da CPS. No portal da Coordenadoria, está disponível o conteúdo programático, bem como gêneros de redação e obras literárias obrigatórias. O ensalamento será divulgado a partir do dia 8 de novembro.

Leia Também:  Estado lança edital para professores do ensino fundamental atuarem nos EUA

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Manual de Matrícula, reforça que os procedimentos de matrícula de calouros para os cursos de graduação da UEPG para o ano letivo de 2025 ocorrerão em etapa única e de forma inteiramente online. Somente a aprovação ou a classificação em lista de espera não é garantia de conquista de vaga. Os candidatos devem cumprir as instruções relativas aos procedimentos presentes no Manual e obedecer os prazos e horários de envio de documentos para que a matrícula seja formalizada.

Entre as novidades de 2024, estão: a inclusão do curso de Nutrição, com 40 vagas; a mudança de turno dos cursos de Bacharelado em História e de Bacharelado em Educação Física; e o aumento de vagas nos seguintes cursos: Administração com ênfase em Comércio Exterior, Agronomia, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Bacharelado em Engenharia de Software, Farmácia, Medicina e Zootecnia.

Leia Também:  Rodovia Perimetral de Foz do Iguaçu terá detonações de rochas na quinta e sexta-feira

PROVA PARANÁ MAIS – A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala, que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio da rede estadual do Paraná, bem como, os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal daqueles municípios que aderiram à avaliação. A adesão da UEPG à Prova Paraná Mais não afeta o sistema de cotas já existente na instituição, nem o número de vagas destinado ao Processo Seletivo Seriado – PSS, às demais cotas e à concorrência universal, conforme portaria.

OBRAS LITERÁRIAS – Para o Vestibular 2024, as obras literárias obrigatórias para as provas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa são: “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo; “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior; “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade”, de Marcia Wayna Kambeba. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Rodovia Perimetral de Foz do Iguaçu terá detonações de rochas na quinta e sexta-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  ​Jornal Cândido de novembro traz especial sobre a Geração de 1945 no Uruguai

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA