NOVA AURORA

PARANÁ

Com 188 ambientes de inovação, Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030

Publicado em

O Planejamento Estratégico do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+) 2024-2030 foi aprovado na X Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos, realizada nesta segunda-feira (29). O encontro contou com a participação de mais de 60 pessoas entre representantes das instituições que acompanharam presencial ou remotamente.

Entre as ações aprovadas estão a nova oferta do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAPI), credenciamento de novos ambientes de inovação, promoção e realização de eventos na área. O planejamento foi desenvolvido de forma coletiva para impulsionar os ambientes de inovação localizados no Paraná.

De acordo com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, os ambientes de inovação credenciados pelo Separtec demonstram um novo posicionamento do Governo do Estado em relação aos incentivos às pesquisas e à inovação.

“Eu denomino de virada conceitual. O Separtec deixou de ser, estritamente, um sistema que olha para parques tecnológicos e passou a olhar para ambientes promotores de inovação, de forma mais ampla”, explicou o secretário.

Leia Também:  Paranaenses aprovam nova estrutura de Paranaguá e proximidade com cruzeiros

Com a abrangência de atuação, a nomenclatura do Sistema foi alterada. Os conselheiros aprovaram a alteração de Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec) para Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+).

Os 188 ambientes credenciados estão localizados em 42 cidades paranaenses e são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Está prevista a abertura de um novo edital para credenciamento de novos ambientes ainda no primeiro semestre de 2024.

Outra ação deve ser a abertura de uma nova turma do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAPI), no segundo semestre de 2024. O curso aborda temas ligados ao ecossistema da inovação, e é voltado para a qualificação de servidores públicos. Esta será a segunda turma do curso, a primeira edição finaliza em maio de 2024 com a formação de mais de 100 especialistas.

Outros assuntos como os registros de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), financiamento por instituições privadas, atração e retenção de empresas também foram abordados durante a reunião.

Leia Também:  Skate em Curitiba e conquistas no Prêmio Brasil Olímpico marcam esporte paranaense

CONSELHO – O Conselho Estadual dos Parques Tecnológicos foi instituído pelo Decreto nº 5145/2016. É presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e formado por representantes do governo e de instituições representativas da sociedade. Está estruturado em sete câmaras técnicas: Universidade & Empresa, Marco Legal, Gestão & Governança, Fomento e Financiamento, Mobilização e Marketing, Transformação Digital E-Gov e Internacionalização.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Procon-PR fiscaliza companhias aéreas em ação nacional e divulga pesquisa para usuários

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira, informa Simepar

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA