NOVA AURORA

PARANÁ

Com 10 centros de referência, Darci Piana oficializa a Rede Estadual de Paradesporto

Publicado em

O Paraná conta, a partir de agora, com uma Rede Estadual de Paradesporto, iniciativa conjunta entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para incentivar a prática esportiva por pessoas com deficiência. A rede foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (6) pelo governador em exercício Darci Piana, durante a abertura do 9º Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, em Curitiba.

Pioneira no País, a iniciativa prevê a implantação de 10 Centros de Referência Paralímpicos no Estado até o final deste ano, sendo que sete deles já estão em processo de implantação. Eles vão trabalhar de forma integrada para oferecer uma estrutura completa aos atletas com deficiência, atuando desde a iniciação até o treinamento para o alto rendimento nas diversas modalidades paralímpicas.

As unidades ficarão nas cidades de Maringá, que recebeu o primeiro centro de referência no Paraná, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu. Cada uma vai oferecer modalidades diferentes, como atletismo, tênis de mesa, parabadminton, futebol para cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, parataekwondo e judô, entre outras.

“O incentivo ao esporte se tornou uma das prioridades da nossa gestão no Governo do Estado, e essa prática precisa ser inclusiva para todas os paranaenses”, afirmou Piana. “O Paraná tem se destacado em diversas áreas, mas nada adianta avançar na economia, por exemplo, se a nossa gente não for atendida e tenha oportunidades, que é o que o esporte proporciona”.

Os centro de referência também vão oferecer a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área do esporte paralímpico, buscando otimizar cada vez mais o desempenho dos atletas na busca de melhores resultados nas competições. A ideia é também proporcionar inovações metodológicas de aprendizagem, focadas na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Leia Também:  Após ventania, Copel recupera energia de 84% do Estado e Sanepar ajusta sistemas de água

“É um projeto que vai mudar a característica do paradesporto no Estado. Muitas vezes, o atleta com deficiência tem acesso mais tardio ao esporte, e o que queremos é incentivar a prática desde cedo”, explicou Mario Sérgio Fontes, coordenador técnico do Departamento de Paradesporto da Secretaria do Esporte.

Para isso, além da iniciação de novos atletas que será oferecida nos centros, a pasta também prevê incluir a educação paradesportiva no currículo escolar. “A ideia é fazer com que o esporte seja uma ferramenta de transformação para as crianças com deficiência. Vamos formar novas atletas desde a base, para que os alunos com deficiência possam chegar aos jogos escolares, da juventude, à paraolimpíada escolar e, possivelmente, até mesmo ao alto rendimento”, ressaltou Fontes.

PARCERIA – O CPB, como entidade gestora das modalidades paralímpicas no País, terá o papel de conduzir e orientar eventos e atividades nesses espaços, enquanto a UFPR disponibilizará condições para o funcionamento do centro em Curitiba. A universidade também disponibilizou uma equipe de pesquisas focada na prática do paradesporto.

A Secretaria de Estado do Esporte, em conjunto com sua vinculada, Paraná Esporte, fará a articulação com os municípios e atuará no suporte às ações do CPB. Elas serão conduzidas pelo Setor de Paradesporto, com eventos esportivos, e da Escola do Esporte para capacitação de profissionais da área. A pasta também vai fornecer equipamentos e kits esportivos aos atletas.

ENCONTRO ESTADUAL – A nona edição do Encontro dos Gestores do Esporte segue até a quarta-feira (8) e reúne, em Curitiba, prefeitos, secretários municipais, diretores de federações e a equipe da Secretaria de Estado do Esporte. O objetivo é promover uma capacitação permanente dos gestores municipais no que diz respeito às políticas públicas para a área.

A iniciativa faz parte do programa estadual o Esporte que Queremos, que subsidia e incentiva as cidades paranaenses a desenvolverem instrumentos de gestão e governança para o incentivo às práticas esportivas. Isso inclui a implantação da política, do conselho e do fundo municipal do Esporte. Possibilita, por exemplo, a transferência e o repasse de recursos entre os integrantes dos sistemas esportivos paranaenses, para universalizar a prática esportiva em todo o Estado.

Leia Também:  Estado do Paraná tem rede de proteção contra o tráfico de pessoas; veja como denunciar

Nesta edição, também será discutido o Plano Decenal do Esporte Paranaense 2026-2036, que planeja e organiza as políticas públicas estaduais para a área pelos próximos 10 anos. “O esporte paranaense disputa hoje a hegemonia nacional, o que é um grande orgulho para nós, fruto de um trabalho constante de capacitação e formação dos nossos gestores”, salientou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

A coordenadora do programa o Esporte que Queremos, Josilene Anjos, explicou que os gestores terão a oportunidade, durante o evento, de compartilhar suas experiências na implantação do programa em seus municípios. “Estamos em processo de implantação dos instrumentos de governança nos municípios, mas queremos incentivar que mais cidades façam essa adesão. Com a política, o conselho e fundo do Esporte, os gestores ficam preparados em termos de planejamento e gestão para desenvolver o esporte”, disse.

EXEMPLO – Esse trabalho, inclusive, serve de exemplo para outros estados brasileiros. Duas delegações, do Mato Grosso do Sul e de Rondônia, estão participando do encontro paranaense para levar iniciativas semelhantes aos seus estados. “O Paraná é referência em gestão do esporte, e viemos até aqui para conhecer melhor os programas e copiar as boas práticas que podem ser úteis para o nosso estado”, explicou Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte do Mato Grosso do Sul.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade os diretores-presidentes da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, e do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; a reitora da UniBrasil, Camile Luciane da Silva; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri; entre outras autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo lança projeto de qualificação profissional para mulheres na construção civil

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governo entrega terceira remessa de alimentos para as escolas estaduais

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA