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Cohapar entrega moradias para famílias quilombolas de Guaraqueçaba

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Uma nova etapa de vida se inicia para nove famílias quilombolas de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná. Elas receberam nesta quinta-feira (28) as chaves de seus novos lares em entrega técnica realizada pela Cohapar. O projeto recebeu R$ 541 mil de investimento e os recursos foram viabilizados em uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio do Programa Casa Fácil, o governo federal, através da Caixa Econômica Federal, e o município dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

As obras foram fiscalizadas pela equipe técnica da Cohapar, que também ficou responsável pela elaboração dos projetos construtivos. Em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a administração municipal, a Companhia atuou também no cadastramento e acompanhamento social das famílias atendidas pelo programa durante todas as etapas do projeto. 

Os imóveis possuem 48 m² e são divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Eles são edificados dentro das propriedades de cada família para substituírem as residências precárias que essas pessoas habitavam anteriormente. Pelas moradias, os beneficiários pagam apenas um valor simbólico: serão quatro prestações de R$ 342, sendo uma por ano.

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Presente na entrega, o diretor de Obras da Cohapar, Ademir Bier, ressaltou a habitação como prioridade do governo estadual. “Fizemos todo o acompanhamento das famílias e hoje elas recebem casas de muita qualidade. E esse é o compromisso do governador Ratinho Junior, de proporcionar moradia digna para a população paranaense”, afirmou. 

Uma das beneficiadas pelo programa é trabalhadora rural Angélica da Silva Sundadozo, de 33 anos. Ela, o marido e os cinco filhos moravam em uma residência de madeira bastante simples. A partir de agora, a família poderá desfrutar de mais conforto e melhores condições de vida no novo lar. “É uma alegria e muito gratificante, porque a casa que a gente morava era precária, chovia e pingava muito dentro. Eu dei graças a Deus quando consegui essa. Estou muito feliz mesmo. Hoje eu posso falar que é minha casa”, comemorou.

Fonte: Governo PR

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PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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