NOVA AURORA

PARANÁ

Circuito de Surf Amador e Torneio de Caiaque reuniram fãs do esporte no Litoral

Publicado em

O final de semana foi marcado por grandes competições esportivas no Litoral. Guaratuba recebeu o 3º Festival Militar de Surf – Capitão Romero Nunes da Silva Filho e a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas; Matinhos foi palco da 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador; e Antonina recebeu o Torneio Interclubes de Caiaque 2024.

O Circuito Paranaense de Surf Amador foi realizado no Balneário Gaivotas. Mais de 120 atletas disputaram 12 diferentes categorias, dos mais jovens (sub-12) aos mais consagrados na modalidade (grand master). O evento fez parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza e do Verão Maior Paraná, do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Federação Paranaense de Surf e as marcas Hurley e 30 Pés.

Quem levou a melhor na categoria Open Feminino foi a mesma campeã de 2022, Clara Chaves. Ela expressou sua satisfação com o resultado. “Estou muito feliz em começar bem nesta primeira etapa, garantindo alguns pontos no ranking. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família e aos patrocinadores. Estou de olho em uma vaga para o ISA (International Surfing Association) no próximo ano, que pode ser meu último”, disse.

Leia Também:  Bombeiros do Paraná participam de reunião de rede da ONU para ampliar atendimento global

O título no Open Masculino foi conquistado por Yohann Ivanoski, que dedicou a vitória ao seu pai, que já faleceu. “Depois de quatro anos, voltei a disputar uma final. Queria dedicar esta vitória ao meu pai, que nos deixou há um ano e alguns meses. Ele sempre me incentivou, e eu gostaria muito que estivesse aqui para comemorar comigo. Este ano, esperem um novo Yohann, focado e lutando pelo título da categoria”, disse.

O evento marcou a primeira participação de alguns nomes como Samuel Wallace de Jesus Bianco, cujo gosto pelo esporte já é evidente: “Este foi meu primeiro campeonato. Comecei a surfar há duas semanas. Cheguei atrasado e só peguei 5 minutos, mas ainda consegui pegar uma onda. Ganhei um leash novo e uma parafina do meu amigo. Gostei e pretendo voltar mais vezes, agora para ganhar”, disse.

Renato Trogue, presidente da Federação Paranaense de Surf, agradeceu os apoiadores do evento. “É uma conquista do Governo do Estado, da Federação, aos árbitros e a todos os apoiadores. Esperamos que as próximas etapas beneficiem os atletas e todos os envolvidos”, afirmou.

Confira os resultados do Circuito Paranaense de Surf Amador – 1ª Etapa:

Leia Também:  Edital da Lei Paulo Gustavo que incentiva qualificação entra em consulta pública

OPEN MASCULINO

1. Yohann Ivanoski

2. André Luiz

3. Kauã Carvalho

4. Alessandro Puga

OPEN FEMININO

1. Clara Chaves

2. Luara Mandelli

3. Gabriely Vasque

4. Isabela Aoto de Liz

SUB-18

1. Kauã Carvalho

2. Gabriel Chiah

3. Vitor Sizenande

4. Davi Marques

SUB-16

1. Rian Prieto dos Reis

2. Kauã Carvalho

3. Davi Marques

4. Cristopher Lopes

SUB-16 FEMININO

1. Luara Mandelli

2. Isabela Aoto de Liz

3. Kauanny de Souza

4. Duda Azamor

SUB-14

1. Rian Prieto dos Reis

2. Luca Messenger

3. Daniel Pereira

4. Davi Marques

SUB-14 FEMININO

1. Kauanny de Souza

2. Kyara Antunes

3. Kaylane Antunes

4. Rafaela Aoto de Liz

SUB-12

1. Luca Messenger 

2. Alan Purcino

3. Vicenzo Variani

4. Vitor Karax

MASTER

1. Marcio da Veiga

2. Mauricio de Paula

3. Marcelo Saporski

4. Alessandro Puga

GRAND MASTER

1. Ricardo Tavares

2. Marcio da Veiga

3. Marcelo Saporski

4. Jahyr Neto

UNIVERSITÁRIO

1. Mauricio de Paula

2. André Luiz

3. Carlos Nascimento

4. Angelo Cominese

CURITIBA

1. Angelo Cominese

2. Matheus Prado

3. Amauri Maia

4. Paulo Godinho

ESPORTE COMPILADO SURF PESCA

Antonina sediou o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. Foto: Secretaria do Esporte

ANTONINA – Antonina sediou o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. O evento, também parte dos Jogos de Aventura e Natureza, promoveu a pesca esportiva em meio às belezas naturais da região, com mais de 150 caiaques na disputa. O torneio, que enfatiza o princípio do pesque e solte, busca impulsionar a prática da pesca esportiva, promover o turismo na cidade e conscientizar sobre a conservação ambiental. 

Fabiano Diniz, presidente da Apapec e organizador do evento, destacou a importância do torneio no cenário esportivo local e agradece ao apoio da prefeitura e do governo estadual, ressaltando o compromisso com a sustentabilidade. “O competidor pega cinco peixes e os devolve no mesmo local, o que é importante para a natureza e o meio ambiente”, explicou.

O campeão do torneio foi Márcio Barreto, que ficou muito contente com a conquista e compartilhou sua experiência na modalidade. “Capturamos o peixe, medimos e gravamos em vídeo antes de liberá-lo. Nosso esporte preza pela preservação ambiental. Já acompanho as provas há seis anos e é uma experiência inexplicável”, finalizou.

Confira os resultados do Torneio de Pesca em Caiaque:

1º – Márcio Barreto

2° – Eliezer Jobson

3º – Luiz Henrique

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda também contou com os shows de grandes sucessos nacionais. Confira a cobertura completa em www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Paraná propõe desconto de 6% no IPVA quitado à vista em 2024

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Copel antecipa obras e vai entregar cinco novas subestações ainda em 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA