NOVA AURORA

PARANÁ

Cinema no necrotério? Festival fantástico ocupa o Museu de Ciências Forenses do Paraná

Publicado em

O DJANHO!, um dos maiores festivais de cinema fantástico do Brasil, retorna em 2024 com uma programação que promete trazer o melhor do gênero para as telas de Curitiba. O evento começa nesta quinta-feira (31), aproveitando o clima de Halloween, e segue até o dia 6 de novembro.

Este ano, além dos tradicionais cinemas da cidade e da Cadeia Produtiva, novo espaço cultural vinculado ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), outra locação inusitada recebe sessões especiais: o antigo necrotério da Polícia Científica, hoje parte do Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF), no Centro de Curitiba. As sessões no antigo necrotério, aliás, já estão esgotadas. 

A diretora do MPCF, Fabíola Machado, acredita que a participação no festival ressignifica o espaço. “Participar de um festival de cinema é uma novidade para nós e estamos muito animados. Ocupar um espaço tão único, como o Antigo Necrotério, para atividades culturais é realmente diferente e muito interessante”, disse. 

Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, o antigo necrotério, na Avenida Visconde de Guarapuava, receberá duas exibições especiais da programação. Os eventos inauguram o espaço do Cineclube da Polícia Científica e ocorrem ao lado das gavetas de geladeira, agora inativas.

Leia Também:  Operação da PCPR cumpre 32 mandados contra o tráfico em Paranavaí

A primeira sessão no espaço, no dia 31, às 20 horas, será de “Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos” (2008), dirigido por Paulo Biscaia Filho. A programação celebra os 20 anos do espetáculo que deu origem ao filme, sobre duas pessoas que acordam dentro de um necrotério e descobrem que foram sequestradas por um assassino em série. O elenco tem Mariana Zanette, Leandro Daniel Colombo e Anderson Faganello.

No dia 2 de novembro, o local recebe a sessão Sangrentos do DJANHO!, uma coletânea de cinco curtas-metragens internacionais de horror mais violentos e gráficos. As produções são da Argentina, Estados Unidos, Espanha e Sri Lanka. Entre os destaques estão “One for the Road”, baseado em um conto de Stephen King. Esta sessão não é recomendada para menores de 18 anos.

Com uma seleção de 59 filmes vindos de quatro continentes, o DJANHO! e a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba exibem curtas e longas-metragens de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Indonésia. As obras abordam desde histórias de horror visceral até tramas de ficção científica e fantasia voltadas para o público infantil.

Leia Também:  Governador apresenta vocações do Paraná à BRP, uma das principais empresas do Canadá

PROGRAMAÇÃO – Além dessas sessões, o evento conta com exibições em outros espaços conhecidos da cidade, como o Cine Passeio, a Cinemateca de Curitiba e o Teatro da Vila. Entre os destaques nacionais, estão o slasher “A Última Casa no Topo da Colina”, de Julio Cesar Napoli, e a ficção científica curitibana “Dublê de Namorado”, do cineasta Christopher Faust.

O DJANHO! também celebra, em sua programação especial, os 40 anos de “Gremlins” (1984), de Joe Dante, com uma exibição ao ar livre no Terraço do Cine Passeio. O festival ainda homenageia o lendário cineasta Roger Corman, falecido em 2024, com a exibição de clássicos como “O Intruso” (1962) e “A Mulher Vespa” (1959).

Serviço:

Quando: de 31 de outubro a 6 de novembro

Onde: Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Cadeião/MIS-PR, Antigo Necrotério da Polícia Científica do Paraná e outros espaços. Ingressos: R$ 6 (sessões pagas)

Confira a programação completa no site: www.djanho.com

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com chuva, qualidade do ar volta aos bons padrões habituais no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica reúne estrelas da modalidade em Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA