NOVA AURORA

PARANÁ

Cinema na Praça reúne cerca de 250 pessoas em sessões ao ar livre em Imbaú

Publicado em

A magia das telonas tomou conta de Imbaú, nos Campos Gerias, na noite desta segunda-feira (8). Cerca de 250 pessoas se reuniram no estacionamento da Igreja Matriz do município para as exibições do programa Cinema na Praça, do Governo do Estado. A iniciativa leva sessões de filmes ao ar livre para cidades de até 30 mil habitantes que não têm salas comerciais de cinema.

Foram exibidas a animação infantil “Patrulha Canina – O Filme” e o drama biográfico “Dois Filhos de Francisco”, em uma programação que contempla públicos de todos os gostos e idades.

“É muito bom poder ver as famílias saindo de casa para se encontrar aqui e assistir a um filme em um cinema montado em uma praça, remontando uma tradição antiga, mas tão legal. É um presente que a cidade de Imbaú recebeu”, afirmou a prefeita Dayane Sovinski.

A cidade tem 14 mil habitantes, mas a sala de cinema comercial mais próxima fica em Telêmaco Borba, a cerca de 30 km do município. “Imbaú é uma cidade pequena, como muitas outras que não têm cinema. Muitos moradores nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme em uma tela grande, em um cinema. Pode ter certeza que estamos realizando o sonho de muita gente”, disse o secretário da Cultura e Esportes de Imbaú, Hilson Santos.

Leia Também:  Prorrogadas as inscrições para o 6º Jogos Municipais do Idoso de Assis Chateaubriand

PRIMEIRA VEZ – Uma das pessoas que viu pela primeira vez uma sessão de cinema foi o comerciante aposentado Albair Domingos Chaves, de 73 anos. “É um acontecimento, uma novidade pra gente. É a primeira vez que a gente pode ver um filme em um cinema aqui na cidade. É muito bacana porque reúne a comunidade”, disse.

Albair assistiu ao filme nacional “Dois Filhos de Francisco”, que conta a história de superação da dupla Zezé di Camargo e Luciano. “Sou fã deles”, disse.

Também foi a primeira vez que a aposentada Tereza Pinheiro, de 62 anos, assistiu a um filme de cinema. Ela levou a neta de seis anos, que está passando férias na cidade, para assistir à animação “Patrulha Canina – O Filme”, mas acabou se divertindo com a experiência. “Trouxe ela, que acabou gostando bastante. Foi muito divertido”.

Mesmo para aqueles que já viram outros filmes nas telonas em outras cinemas, o Cinema na Praça foi um passatempo diferente, que reuniu toda a família. Os irmãos Artur e Alice Batista da Silva, de 4 e 8 anos, foram com a mãe e as tias para assistir aos filmes. “Eu até me emocionei. Já tinha ido ao cinema, mas nunca ao ar livre”, contou a pequena Alice.

Leia Também:  Casos de Dengue preocupam Cafelândia e secretarias municipais anunciam ações de combate à Dengue

-

Foram exibidas a animação infantil “Patrulha Canina – O Filme” e o drama biográfico “Dois Filhos de Francisco”, em uma programação que contempla públicos de todos os gostos e idades. Foto: Ari Dias/AEN

ROTEIRO – Ao todo, a caravana itinerante do Cinema na Praça passará por 38 cidades do Estado neste verão. Em todas as cidades, a programação segue o mesmo roteiro, com início do primeiro filme às 19h e o segundo às 21h. Os filmes têm classificação indicativa livre e podem ser acompanhados por toda família.

Nesta terça-feira (9), o Cinema na Praça acontece em Grandes Rios, no Vale do Ivaí. A sessão ao ar livre será na rotatória principal da cidade, na Avenida das Flores, 14. Nos dias seguintes a caravana vai passar por Rio Branco do Ivaí, Ariranha do Ivaí, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo. A programação se encerra em 20 de fevereiro, em Coronel Vivida, no Sudoeste.

Veja a programação:

9 de janeiro

Grandes Rios

Rotatória Principal – Avenida das Flores, 14

10 de janeiro

Rio Branco do Ivaí

Em frente à Prefeitura – Rodovia Ary Borba Carneiro, 49-157

11 de janeiro

Ariranha do Ivaí

Em frente ao CMEI Pingo de Gente, na Rua Vanderlei José Viana, 51

12 de janeiro

Pitanga

Ao lado da Paróquia Sant’Ana – Rua Sete de Setembro, 180

13 de janeiro

Santa Maria do Oeste

Ao lado do Ginásio Poliesportivo de Santa Maria do Oeste – Rua Arthur D. Guimarães, s/nº

14 de janeiro

Turvo

Parque Ambiental de Turvo – Avenida Nossa Senhora Aparecida, 12

16 de janeiro

Guarapuava (distrito de Entre Rios)

Praça Nova Esperança – Colônia Vitória – Rua Minas Gerais, s/nº

17 de janeiro

Campina do Simão

Em frente à Prefeitura Municipal – Rua João Ferreira Neves, 200

18 de janeiro

Cantagalo

Estacionamento da Paróquia Imaculada Conceição – Av. Epaminondas Fritz, s/nº

19 de janeiro

Virmond

Praça Municipal, esquina da Rua Duque de Caxias com Av. XV de Novembro

20 de janeiro

Porto Barreiro

Ao lado da Prefeitura – Rua das Grevilhas, s/nº

21 de janeiro

Laranjeiras do Sul

Praça José Nogueira do Amaral, na Rua Marechal Cândido Rondon, s/nº

23 de janeiro

Rio Bonito do Iguaçu

Em frente à Câmara Municipal – Rua XV de Novembro, 1247

24 de janeiro

Chopinzinho

Ginásio de Esportes São Genaro – Rua Sete de Setembro, 3599

26 de janeiro

Honório Serpa

Praça Central – Av. XVI de Novembro, 799.

27 de janeiro

Coronel Domingos Soares

Praça Pompílio Vaz – Av. Araucária, 3120

28 de janeiro

Mangueirinha

Centro de Eventos Darci Gubert – Rua Barão do Rio Branco, 530

30 de janeiro

Reserva do Iguaçu

Ginásio de Esportes João Luiz Nunes Félix – Rua Quinze de Novembro, 105

31 de janeiro

Pinhão

Praça Darci Brolini – esquina da Rua Sete de Setembro com Rua Frei Corbiniano

1.º de fevereiro

Bituruna

Praça Romualdo Benassi – Avenida Dr. Oscar Geyer, 135

2 de fevereiro

Porto Vitória

Escola Municipal Reynaldo Frederico Gaebler – Rua Osvaldo Gomes da Silva, 703

3 de fevereiro

Cruz Machado

Praça Papa Pio XII – Av. Presidente Getúlio Vargas, 45

4 de fevereiro

Paula Freitas

Centro Comunitário de Paula Freitas – Rua João Maria Bueno, 31

6 de fevereiro

Paulo Frontin

Ginásio Municipal Francisco Gawloski – Rua Vinte e Dois de Janeiro, 165

7 de fevereiro

Rio Azul

Praça dos Rodoviários – Rua Getúlio Vargas, 31

8 de fevereiro

Inácio Martins

Praça Central – Rua Sete de Setembro, 400

9 de fevereiro

Rebouças

Praça dos Ferroviários – Rua Antônio Franco Sobrinho, 166

13 de fevereiro

São João do Triunfo

Ao lado da Igreja Matriz – Rua Demétrio Hauage, 59

14 de fevereiro

Fernandes Pinheiro

Praça Doutor Manoel Pedro Correia Lima, Av. Ivo Leão, 360

15 de fevereiro

Teixeira Soares

Praça Ovídio Ismael Gubert – Rua XV de Novembro, 43

16 de fevereiro

Guamiranga

Em frente à Câmara Municipal – Rua José Machado do Nascimento, 56

17 de fevereiro

Ivaí

Praça Miguel Calmon – Rua Cândido de Abreu, 252

18 de fevereiro

Ipiranga

Praça Central – Rua João Ribeiro da Fonseca, 213

20 de fevereiro

Coronel Vivida

Praça Angelo Mezzomo – Rua Marechal Deodoro, 163.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove neste sábado oficina artística para crianças autistas

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Feriadão: museus do Estado abrem todos os dias com inúmeras exposições

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA