NOVA AURORA

PARANÁ

Cinema na Praça encerra semana de sucesso nos bairros da Capital

Publicado em

Cerca de 1.700 espectadores nos bairros do Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão, em Curitiba, tiveram a oportunidade esta semana de assistir às sessões gratuitas do Cinema na Praça. A iniciativa do Governo do Estado via Secretaria da Cultura e Governadoria, com apoio da Renault, foi criada para levar a magia do cinema para populações que não têm acesso à sala de exibição. No mês do aniversário de 330 anos de Curitiba, o projeto percorreu quatro bairros da Capital paranaense como um presente simbólico à cidade e seus moradores.

Como o Cinema na Praça prevê exibições ao ar livre, as sessões estão sujeitas a cancelamentos devido ao mau tempo. Na segunda-feira (06), as sessões que estavam previstas para a CIC não puderam ser exibidas por causa da chuva.

Com filmes de classificação livre – nesta temporada estão em cartaz O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 – Uma Nova Era –, o Cinema na Praça atinge sobretudo as crianças, que ficam maravilhadas com a exibição na grande tela. A estrutura do projeto inclui uma carreta adesivada com uma grande tela em led estacionada na localidade e 400 cadeiras para acomodar a plateia.
Na primeira fila na sessão do Tatuquara, Gabriel dos Santos estava com o pai, Jean Henrique dos Santos, e aguardava ansiosamente. “Já assisti aos dois primeiros desses filmes e quero ver a continuação”, disse.

Leia Também:  Sanepar e prefeitura levam água tratada para comunidade rural de Antônio Olinto

Do Moradias Santa Rita, a comerciante Renata Felix Leite foi de bicicleta com o filho Lucas, de 8 anos, até a praça em frente à Rua da Cidadania para aproveitar o cinema. Ela conta que não tem o hábito de frequentar cinemas comerciais por uma questão financeira e a oportunidade de ter uma “sala” tão perto de casa era imperdível. “É muito legal essa ideia de trazer o cinema para perto da gente, porque para uma família ir até um shopping assistir aos filmes fica muito caro”, disse Renata.

Os filmes exibidos pelo projeto são concedidos pela Motion Pictures Association of America, associação que representa os principais estúdios de Hollywood. O Cinema na Praça integrou a programação do Verão Maior Paraná com sessões de 04 janeiro a 12 de fevereiro deste ano. Foram realizadas 36 sessões nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina, no Litoral.

Leia Também:  Matelândia recebe nesta semana a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça no Bairro

CINEMA NA PRAÇA – É um projeto do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria da Cultura e Casa Civil – Governadoria. Nas duas edições realizadas – em 2019 e 2022/23 –, contou com a parceria da Renault, por meio do Programa Paraná Competitivo. O projeto está previsto no Plano de Governo – projeto 238, Sistema Integrado de Gestão, Avaliação e Monitoramento, dentro da linha de Fortalecimento de Políticas Públicas de Cultura.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Flamengo encerra preparação para enfrentar o Atlético-MG neste sábado, às 20h30

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo inicia semana com liberação de R$ 7,3 milhões para obras nos municípios

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA