NOVA AURORA

PARANÁ

Ciência e tecnologia: alunos de colégio de Cascavel são premiados em feira internacional

Publicado em

Um grupo de alunos do Colégio Agrícola Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva (CEEP), de Cascavel, no Oeste do Estado, obteve a 3ª colocação na categoria Ciências Agrárias Nível Médio/Técnico na XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que aconteceu em Ananindeua, no Pará.

Eles participaram do evento com 300 estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas de 18 estados brasileiros, além de jovens de outros países como Argentina, Chile, Espanha, México e Turquia, que concorreram em diversas categorias estabelecidas a partir das ciências – exatas e da terra, biológicas, da saúde, agrárias, sociais, humanas e engenharias e suas aplicações.

Os estudantes Amanda Neves, Gustavo Baroni e Larissa Martins Gomes, do 2ª série do curso de técnico agrícola, orientados pela professora Giovana Perin, da disciplina de Agroindústria, apresentaram uma pesquisa sobre a “Avaliação física da qualidade de hambúrgueres de carne bovina submetidos a diferentes métodos de cocção”.

Eles garantiram a vaga no evento após serem premiados em uma feira local como destaque da categoria em ciência de materiais. “A partir dessa experiência e da premiação, pretendo continuar desenvolvendo mais e mais pesquisas nessa área para poder contribuir e participar de novas feiras como esta. Foi incrível”, diz Amanda Neves.

Durante a programação, na semana passada, os alunos participaram de ilhas de conhecimentos como espaço maker e robótica, jogos cognitivos, espaço para exposição da biodiversidade amazônica e sobre as organizações de apoio à educação e cultura.

Leia Também:  Educação prepara alunos para a etapa nacional da Olimpíada de Matemática das escolas públicas

As áreas de alfabetização, iniciação e produção científica, bem como sua divulgação e incentivos, voltados à educação e à cultura, nas ciências e suas tecnologias estiveram no foco da feira nestes três dias. “Foram dias de muito aprendizado, porque, além de mostrar nosso trabalho, pudemos ver outras pesquisas e conhecer ainda mais sobre a cultura local”, ressalta Gustavo Baroni.

Para Larissa Martins, foi possível perceber que ainda há muito a ser explorado na ciência e ela pretende continuar nessa descoberta. “Esta premiação e esses dias aqui me fizeram ver como um evento como este é importante para a troca de ideias e como é possível oferecer soluções para o dia a dia das pessoas”, reflete.

O Colégio Agrícola de Cascavel é uma das 23 instituições (21 agrícolas e duas florestais) nessa modalidade ofertada pela Secretaria Estadual da Educação(Seed/PR). É uma instituição de ensino gratuita, que busca a excelência no processo educativo por meio da pesquisa científica, permitindo que jovens do campo e da cidade sejam capacitados para atuarem no desenvolvimento da agricultura e da pecuária de forma inovadora, eficiente, sustentável e competitiva.

O coordenador pedagógico Ricardo Munhoz destaca que o grupo foi classificado para apresentar a pesquisa, devido à relevância do tema no setor da pecuária e da segurança alimentar. “Quando uma escola promove trabalhos de pesquisa científica, muitas coisas positivas podem acontecer, como desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, assim como a formulação de perguntas, a coleta e análise de dados, a interpretação de resultados e a apresentação de conclusões, além do estímulo à curiosidade e ao amor pela ciência”, afirma.

Leia Também:  UEM se destaca em ranking de consultoria britânica que avalia qualidade das universidades

A pesquisa científica, segundo ele, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos pelo mundo ao seu redor. “Dessa forma, entendemos que ela é uma das ferramentas mais eficazes para que o estudante alcance o protagonismo na sua formação”.

PROJETO – O projeto surgiu durante uma aula sobre tecnologia de carnes e seus derivados, quando foi proposto aos alunos uma análise quanto ao peso final de hambúrgueres de carne feitos sob diferentes formas de cocção.

“Com isso, surgiu junto a este grupo de alunos a curiosidade em avaliar demais parâmetros e verificar realmente qual seria a variação de aspectos físicos e químicos, além da qualidade apresentada em hambúrgueres de diferentes cortes de carne, feitos sob variados métodos de cocção”, conta a professora Giovana.

Após o experimento, chegou-se à conclusão de que as carnes bovinas cozidas por condução em forno convencional a gás (180°C) foram as que apresentaram melhor rendimento, indicando que esta maneira de preparo preservou mais a suculência do alimento

Os hambúrgueres cozidos por radiação (em forno de micro-ondas) também mantiveram a suculência, ficando visivelmente parecidos com os submetidos à condução e como vantagem tiveram um tempo menor de preparo. “O teor de água presente nos produtos cárneos faz com que haja maior aceitação para o consumo, por serem mais macios, suculentos e consequentemente mais saborosos”, analisa a professora.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governo investe R$ 1,5 milhão em coworking no Porto de Paranaguá para a comunidade

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Do campo ao copo: indústria cervejeira investiu R$ 5 bilhões em 5 anos no Paraná

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA