NOVA AURORA

PARANÁ

Ciclo de oficinas capacita servidores em pesquisas e compras voltadas à inovação

Publicado em

O Governo do Paraná concluiu o 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público com oficinas práticas voltadas para capacitação de gestores públicos em novas ferramentas para a inovação em compras governamentais. Promovido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná, o evento reuniu mais de 500 pessoas ao longo de dois dias de palestras e oficinas, entre os dias 13 e 14 de agosto.

Além disso, a Secretaria da Inovação anunciou durante o seminário a criação de hub de Govtechs em Curitiba e um acordo com ABDI, do governo federal, que dará apoio técnico especializado para futuras contratações do Estado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

As oficinas, realizadas no Palácio das Araucárias e na UniCuritiba, proporcionaram aos servidores uma imersão prática em instrumentos previstos no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.234/2016). A lei federal estabelece um conjunto de normas que visam a promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país. Essa legislação facilita a interação entre universidades, institutos de pesquisa, empresas e o setor público, ao desburocratizar processos e oferecer incentivos para a criação de novas tecnologias e produtos inovadores.

Leia Também:  Estado conclui reuniões com municípios sobre programa de regularização fundiária

O secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a importância das oficinas para capacitar os servidores e lançou um desafio: “Nosso objetivo é que os gestores estejam preparados para utilizar os recursos disponíveis na legislação para inovar na administração pública”, disse o secretário. “Por isso, o primeiro projeto de encomenda tecnológica que for entregue para contratação de uma inovação, a Secretaria irá disponibilizar os recursos”.

Trinta e três órgãos públicos, entre eles secretarias estaduais, prefeituras e órgãos de controle, participaram das oficinas. Estiveram presentes servidores das secretarias da Administração e Previdência; Infraestrutura; Turismo; Saúde; Segurança Pública; Educação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Desenvolvimento Social e Família; Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, entre outras.

O diretor de Relações Institucionais da Secretaria da Inovação, Diego Nogueira, explica que os participantes tiveram a oportunidade de explorar de maneira aprofundada o uso de ferramentas como o diálogo competitivo e a encomenda tecnológica. “Essas modalidades são fundamentais para que as compras públicas de inovação sejam realizadas com eficiência e dentro da legalidade”, complementou.

Leia Também:  Com aumento da gasolina e etanol, GNV fica mais competitivo no Paraná

Além das oficinas, o seminário contou com palestras e mesas-redondas que abordaram a aplicação prática dessas ferramentas, com a presença de especialistas como André Rauen, do Escritório de Encomendas Tecnológicas da ABDI. Rauen, que também ministrou uma das oficinas, disse que as novidades trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos, a nova redação da Lei de Inovação e o Marco Legal das Startups abriram muitas possibilidades interessantes para o gestor público.

Segundo ele, essas novas abordagens exigem uma capacitação diferenciada dos gestores. Comprar inovação é muito diferente de adquirir itens comuns, como papel e caneta. “Isso requer um conjunto distinto de conhecimentos e especialidades. Em vez de buscar o menor preço, o foco agora é encontrar a solução com a maior chance de sucesso”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Polícia Militar encontra 3,2 toneladas de maconha em carreta tombada em Cascavel

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Shows no Litoral: sertanejo e forró embalam fim de semana em Matinhos e Pontal do Paraná

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA