A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma ação sobre a conscientização de ciclistas e pedestres na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, em alusão ao mês de conscientização sobre o trânsito, o Maio Amarelo.
A ação contou com a participação da Associação Comercial do Paraná (ACP), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante o evento, policiais militares da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), entregaram panfletos orientativos sobre os deveres dos ciclistas e pedestres que, muitas vezes, compartilham o mesmo espaço pelas calçadas e ruas de Curitiba.
Também foi entregue a Cartilha de Trânsito, criada pelo BPTran, com orientações para todos aqueles que estão envolvidos com o trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas).
“É importante levar o conhecimento e as orientações para toda a população, por isso realizamos blitz educativas envolvendo os motoristas, motociclistas, mas também pedestres e ciclistas. Assim conseguimos conscientizar toda a população sobre a prevenção e os cuidados”, destacou o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Walter Antônio Cardoso de Aguiar.
MAIO AMARELO – Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.
Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.
O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.
Fonte: Governo PR