NOVA AURORA

PARANÁ

Centro Juvenil de Artes Plásticas anuncia abertura de oficinas do segundo semestre

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade pertencente à secretaria estadual da Cultura, abre as matrículas das oficinas gratuitas do segundo semestre de 2024 para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. O período de inscrição vai de 15 a 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

As aulas serão ministradas semanalmente, no dia e turno escolhidos. Atividades vão da semana de 5 de agosto até a semana de 6 de dezembro de 2024, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h30, ou tarde, das 14h às 17h. Cada atividade corresponde a uma determinada faixa etária e cada aluno pode escolher uma oficina para se inscrever.

Ao todo são 172 vagas distribuídas em 13 cursos: Arte Urbana, Desenho, Teatro, Fotografia, Artes Visuais, Desenho e Pintura, Criações em Dança e Artes Visuais, Tridimensionais e Experiências em Cerâmica, Artes Visuais: entre o Moderno e o Contemporâneo, Artes Visuais e Técnicas, Desenho e Experimentações, Laboratório de Criação: Desenho, Pintura e Tridimensional, Artes Visuais e Desenho. Conheça as propostas pedagógicas de cada oficina .

Leia Também:  Zeca Baleiro e Chico Cézar, Mês da Mulher e mostra da Bienal de SP agitam a agenda cultural

COMO FAZER A MATRÍCULA – O responsável pela criança ou adolescente precisa ir pessoalmente à secretaria do CJAP, na Rua Mateus Leme, 56, com os documentos requeridos, seguindo previamente as orientações abaixo:

 – Baixar e imprimir a ficha de inscrição disponível neste link . Vale para todas as oficinas

 – Preencher corretamente as informações com letra legível (esse será o documento com as informações do aluno que ficarão registradas)

 – No espaço destinado à fotografia do aluno, levar uma foto 3×4 atual para anexar na ficha ou foto impressa na própria ficha de matrícula

 – Não preencher o espaço com o nome da oficina. Isso será feito no ato da matrícula

 – Levar cópia do documento de identificação (RG) do aluno. Se não possuir RG, trazer uma cópia da certidão de nascimento. Esse documento ficará arquivado no CJAP. Não serão aceitos outros documentos

 – Depois de preenchida a ficha, com a cópia do documento e foto em mãos, ir presencialmente ao CJAP para efetivar a matrícula

Leia Também:  Portos do Paraná cede área para sede de grupo de escoteiros de Antonina

 – A inscrição é feita por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de vagas por telefone ou e-mail

 – Não serão efetuadas matrículas sem a ficha de inscrição previamente preenchida, bem como sem cópia do documento do aluno e foto

Dúvidas podem ser encaminhadas ao email educativocjap@gmail.com ou esclarecidas pelo telefone (41) 3223-3805.

Confira abaixo a grade horária deste semestre:

SEEC ANEXOS CJAP

Para acompanhar demais atualizações sobre as oficinas, acesse o perfil da instituição no Instagram: @centrojuvenildeartesplasticas. 

Serviço:

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Rua Mateus Leme, 336 – Centro, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PIB do Paraná cresce mais que o dobro da média nacional nos primeiros trimestres de 2023

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  35 mil premiados: Nota Paraná altera regras para que sorteios beneficiem mais pessoas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA